Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A relação do desenvolvimento cítico e o grupo de debates no meio educacional
Eduarda Loss, Gabriella Rocha de Freitas, Milena Cordeiro, Emeli Branda Ulrich, Gustavo Conde Margarites

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto Encruzilhadas: grupo de debates sobre sociedade e atualidades desenvolvido em 2022 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, surgiu a partir do diagnóstico da ausência de um espaço para que os estudantes pudessem desenvolver o pensamento crítico e expressar suas opiniões sobre temas sociais relevantes para a atualidade. Esse contexto decorre da carga horária limitada dedicada a componentes curriculares com esses propósitos. Com a finalidade de suprir essa lacuna, o grupo de debates busca trazer temas que possibilitem ao discente um espaço no qual eles possam desenvolver seu conhecimento sobre questões sociais, assim como construir seus posicionamentos, aprimorando sua capacidade argumentativa e senso crítico. Além disso, o grupo serve como um ambiente de socialização fora da sala de aula, possibilitando a integração de estudantes com dificuldade de comunicação e estruturando relações coletivas relevantes para o público-alvo do projeto. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender de que forma o grupo contribui para que o ambiente escolar se torne mais diverso, contemplando interesses e opiniões variadas. Serão realizadas conversas com os participantes para avaliar como a participação no Encruzilhadas contribui para o desenvolvimento de novas visões sobre determinados temas. Conversas informais com participantes demonstraram que estes aprimoraram sua capacidade argumentativa, passando a considerar aspectos novos para temas recorrentemente debatidos pela sociedade como ocorreu nos debates: “Quais lições podemos tirar o caso Johnny Depp e Amber Heard?”, “Guerra às drogas e suas consequências” e “Infotoxicação: o contato tóxico com as informações de fácil acesso”.


Palavras-chave


Debates; Senso crítico; Desenvolvimento educacional

Texto completo: PDF