Última alteração: 04-12-2022
Resumo
O presente trabalho consiste em um relato de experiência das atividades vivenciadas pela equipe do subprojeto desenvolvido a partir da Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que ocorreu de novembro de 2020 ao mês de abril de 2022, em tempos de pandemia global do coronavírus. Considerando que o objetivo geral do Programa foi de implementar a inserção dos estudantes das licenciaturas do IFRS na prática educativa de escolas públicas, na educação básica, na região de atuação de seus Campi, visando a qualificação de sua formação docente, as nossas ações se desenvolveram tendo por campo de atuação, remota e presencialmente, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio, no município de Alvorada/RS. O nosso subprojeto iniciou as atividades no período em que a Escola Brigadeiro estava realizando atividades remotas, conforme decreto estadual em vigor na ocasião. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas reuniões virtuais periódicas de orientação coletiva entre bolsistas, professor coordenador de área e professora supervisora da escola, visando nortear o trabalho pedagógico desenvolvido nos seguintes passos: grupo de trabalho e estudo permanente; investigação da realidade escolar; análise dos dados; proposição de atividades conduzidas pelos estudantes na escola-campo junto às professoras que os acolheram para a iniciação à docência e publicação de artigo. A proposta metodológica sofreu adaptações em razão da crise sanitária que se abateu em nosso país por conta da COVID-19 e dos distintos modelos de ensino remoto adotados no IFRS e na Rede Estadual de Educação, de tal sorte que a nossa aproximação com a Escola Brigadeiro deu-se, desde o início, em reuniões virtuais. E, apesar do cenário desafiante para a formação inicial de professores e para a Educação Pública, em todos os níveis, foi possível vivenciar a iniciação à docência entre os limites e possibilidades daquele contexto. Finalmente, consideramos que o Pibid oportunizou aos bolsistas o aprofundamento da visão da prática docente, a importância de uma pedagogia situada, resistente e resiliente, como a vivenciada pelos/as professores/as que tivemos ensejo de acompanhar nas atividades remotas, na quase totalidade do tempo, em sua luta cotidiana pela garantia ao direito à educação de seus alunos. Além disso, do ponto de vista teórico, nossos estudos e diálogos, no grupo de trabalho do projeto, possibilitaram pensar/estudar temáticas emergentes como a reinvenção da educação, quefazeres da prática educativa transformadora, currículo e multiculturalismo, antirracismo, antiespecismo, questões de gênero, ambiente e a educação como prática libertadora.