Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Clube de Debates
Juliano Tapparello Zanol, Carolina Kruse Ramos, Marcos Vinícios Luft, Michele Doris Catro, João Carlos Cavalheiros, Anselmo Heidrich

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A capacidade de comunicação e argumentação são indispensáveis ao ser humano, sendo vitais na vida em sociedade. Nota-se dificuldades relacionadas a esses dois temas no âmbito estudantil. Neste viés, foi elaborado um projeto para minimizar tais limitações. O projeto Clube de Debates foi pensado pelos alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao ensino médio na disciplina de Projeto Integrador I. O projeto visa o desenvolvimento das habilidades de argumentação, oratória e pesquisa de fontes confiáveis dos estudantes, através de capacitações com profissionais da área e debates administrados pelos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Veranópolis. O clube de debates foi desenvolvido em duas etapas principais: capacitações e debates presenciais. Nas oficinas de qualificação, profissionais reconhecidos pela habilidade de comunicação desenvolvem com os alunos estratégias para qualificar o discurso e a oratória. Nos debates presenciais, após a escolha do tema pelos professores, os alunos são divididos em dois grupos: um pró e outro contra o tema proposto. Os dois grupos pesquisam argumentos e se preparam para debater. No dia do debate, cada grupo tem o mesmo tempo para suas falas, havendo réplicas e tréplicas para as respostas. O projeto ainda se encontra em andamento, na fase de capacitações dos participantes. Portanto, ainda sem dados para análise final dos resultados. No entanto, os feedbacks dos participantes até o momento foi muito positivo. É esperado que os participantes melhorem a capacidade oratória, habilidade de argumentação, além do desenvolvimento de competências para identificação de fontes confiáveis. Para o próximo ano, pretende-se a revisão do projeto, a partir das possibilidades de melhorias aprendidas com a prática e avaliação dos participantes.

Palavras-chave


Debate; argumentação; oratória.

Texto completo: PDF