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Integração curricular no curso Técnico Integrado em Informática: as cidades educadoras como tema do Projeto Integrador
Luiz Fernando Andrade, Rodrigo Lange

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Projeto Integrador  é uma atividade interdisciplinar constante do currículo do Curso Técnico em Informática do Campus Ibirubá. É ofertado em todas as turmas, e no ano letivo 2022 foi organizado de forma que os alunos dos três anos do curso técnico foram divididos em grupos, e cada grupo propôs um projeto ligado ao tema “Cidade Educadora”. A  expressão Cidade Educadora passou a ser usada a partir do no I Congresso de Cidades Educadoras, realizado em 1990 em Barcelona. No evento foi publicada uma carta (que posteriormente foi ratificada) que entre outros, contém o princípio de que todos os habitantes poderão usufruir das oportunidades de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e entretenimento que serão ofertadas, com igualdade e liberdade. O Projeto Integrador foi dividido em três etapas: problematização, desenvolvimento e aplicação e apresentação, sendo cada etapa metodológica dividida em um trimestre letivo (de acordo com o calendário acadêmico). Até o presente momento, foi concluída a etapa de problematização e está em andamento a etapa de desenvolvimento. Na etapa de problematização foram realizadas diversas palestras onde foram expostos problemas reais da cidade de Ibirubá e região. Com base nos problemas expostos, os diversos grupos elaboraram uma proposta com uma solução para um problema específico, sendo este problema escolhido pelos alunos de cada grupo e tendo como foco o tema norteador do Projeto Integrador. Na etapa de desenvolvimento os alunos passaram a trabalhar em protótipos para a solução proposta. Apesar do curto espaço de tempo relativo à etapa, diversos grupos expuseram seus trabalhos para a comunidade externa através do evento “#VemProIF” (em que estudantes de diversas escolas visitam o Campus Ibirubá e conhecem os cursos ofertados). Neste evento, os grupos apresentaram suas propostas com o uso de cartazes, banners, sites ou até mesmo protótipos físicos, foi um momento em que os projetos receberam feedback da comunidade interna e externa. É importante ressaltar que na etapa de desenvolvimento estão sendo utilizados diversos recursos ofertados pelo Campus, como o LabMaker e os diversos laboratórios de Informática. Está previsto que até o final da etapa atual todos os grupos tenham concluído o desenvolvimento de um protótipo, que será utilizado na etapa de aplicação e apresentação. Pretende-se apresentar os projetos para a comunidade/cidade através de evento específico, possivelmente incluindo a Câmara de Vereadores de Ibirubá. Esse projeto irá possibilitar que os alunos compreendam a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento, promovam a integração entre a temática com as disciplinas curriculares do seu curso, propiciando-os a compreensão da realidade social e problemas relacionados ao contexto das cidades, além de estimular a proposição e desenvolvimento de soluções para problemas identificados, através do uso de premissas científicas, voltadas à promoção do ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave


projeto integrador, curso tecnico em informatica, cidades educadoras

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