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“Vamos brincar juntos?”: (Inter)Ações da brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia - Campus Farroupilha
Daniele Zamboni, Samantha Dias de Lima, Iêda Ferreira de Souza

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto intitulado “A brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia – Ano 3: vamos brincar juntos?”, com fomento do Edital nº 16/2022, dá continuidade às ações desenvolvidas nos anos anteriores (2020 e 2021), em que foram priorizadas atividades virtuais em razão da pandemia da Covid-19. Neste ano convoca para “brincarmos juntos”, fazendo uso da possibilidade de estarmos presencialmente nos mesmos espaços físicos. De caráter indissociável, o projeto fomenta o brincar a partir de iniciativas pedagógicas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão no campo da Pedagogia. Nossas ações buscam romper a lógica dominante da sociedade contemporânea que, por vezes, entende o brincar como perda de tempo e, portanto, o coloca em segundo plano ao priorizar a formação na infância como preparação para uma vida adulta “bem-sucedida”. Temos como objetivo atuar na formação de professores brincantes, que compreendam que o brincar possui um papel valoroso no desenvolvimento integral da criança, na sua interação com o outro, consigo e com o ambiente em que vive, logo deve ser pauta dos cursos de formação de professores, em destaque na Licenciatura em Pedagogia. Uma vez que diante das brincadeiras a criança assume novos papéis e vivencia diferentes situações que envolvem os contextos escolares, familiares, sociais e afetivos, proporcionando novas aprendizagens. A metodologia que sustenta o nosso projeto é a Pesquisa (de)Formação, uma pesquisa de natureza qualitativa, teórico-metodológica, que consiste em um modo de fazer pesquisa ao mesmo tempo que promove a construção de novos conhecimentos, uma vez que os participantes colaboram com a pesquisa na produção de novos saberes através de espaços de formação continuada. A terceira edição do projeto contará com a utilização do espaço físico instalado no Campus Farroupilha, que assume o status do laboratório pedagógico para os alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e para a comunidade interessada na temática do brincar. Como resultados preliminares, temos a oferta do curso de extensão de 20 horas destinado a acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e comunidade, entre os meses de setembro e dezembro deste ano, presencialmente, onde aborda-se a partir da brinquedoteca universitária, o brincar, as infâncias, os professores brincantes, tempos, espaços, sons, cores e saberes, tendo o registro final, a realização de mini-histórias e rapsódias, socializadas no fechamento do curso. Como conclusões parciais, apontamos que a pauta do brincar é de grande valia para a formação dos professores, os quais devem ampliar tais práticas lúdicas para que elas se tornem significativas na sociedade.

Palavras-chave


Brinquedoteca Universitária; Brincar; Formação de Professores.

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