Ensino médio - PIBEN
Eu sou uma possibilidade para o mundo | |
Giúlia Beatriz da Rosa Nunes, Andreia Pereira Pedroso |
(Re)criando através da (re)escrita: incentivo à criação literária no espaço escolar | |
Eduarda Costa Brito |
Cantar para desenvolver: o Coral Jovem despertando habilidades | |
Larissa Leffa Fernandes, Agnes Schmeling |
Aulas práticas no ensino de química do Campus Caxias do Sul | |
Eduarda Dalmina Galioto, Josimar Vargas |
Planejamento e controle de manutenção preventiva no laboratório de usinagem do IFRS | |
Luan Rolhano Antiqueira, Márcio Lôndero Barreto Filho, Matheus Orlei de Oliveira Rocha, Rodrigo Jorge Macedo |
Aproximando os discentes às atividades locais de marketing | |
Guilherme Cardoso Bernardino, Luiza Venzke Bortoli |
(Re)lendo Machado de Assis no século XXI: desafios e perspectivas para a sala de aula | |
Natália Maria Poock Delavequia |
Campo cultural: um espaço tempo de reflexão e produção do universo cultural contemporâneo | |
Andressa de Souza |
Encontros Preparatórios para as Olimpíadas de Filosofia 2016 | |
Luiz Ricardo Nemer e Calmon, Sergio Guilherme Santos Portella |
Ferramentas didáticas para facilitar a aprendizagem de culturas anuais verão | |
Everton Luiz Kummer, Lucas Cossul, Leticia Decarli, Cassio Ricardo kersting Silva, Pedro Roberto De Oliveira Souza, Tharles Garbin, Lucas Navarini, Marcos Paulo Ludwig |
Eu sou uma possibilidade para o mundo | |
Tiago Cardoso Simoes, Ademilde Irene Petzold Prado |
Que comecem os jogos! Possibilidades didático-metodológicas para o ensino de História | |
Maurício Vielmo Schmaedeck, Dimy José Moreira Dornelles, Daniela de Campos |
Pensar colaborativo por meio de Olimpíadas de Filosofia | |
Gabriel Fernandes Mafioletti, Vicente Zatti, Adriano Armando Amarante |
O gerenciamento de resíduos de aulas práticas do campus Caxias do Sul | |
Camila Silveira Cavalheiro |
Elaboração de Materiais Didáticos para Ensino de Metalurgia na Educação Profissional e Tecnológica | |
Maurício Severo |
A gamificação como estratégia na busca do auxílio aos estudantes da disciplina de Lógica de programação no IFRS – Campus Canoas | |
Nathália Finkler Gazzo, Guilherme Prezzi, Bruno de Sousa Much, Guilherme Barbosa da Silva, Stephano Ramos Pinto, Silvia de Castro Bertagnolli, Marcio Bigolin, Sandro José Ribeiro da Silva |
Utilizando uma estação meteorológica como ferramenta facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem aulas de química e física do IFRS Campus Caxias do Sul | |
Lucas Andreguete Bovo, Lucas Sana Nunes |
Rodas de Conversas: Ao vivo e com muitas cores | |
Eduarda Cardozo da Silva, Caio de Mello Mocelin, Denirio Itamar Lopes Marques |
Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz | |
Gabriel Amoretti Franco, Bruno Rech Gambim, Róger Gonçalves Urdangarin, Sergio Guilherme Santos Portella |
Criação do portal do Campus Restinga | |
Cristiane Nogueira dos Reis, Manoela Chaves Gomes |
Biomas brasileiros: Conhecer para preservar | |
Charles Ritta Rodrigues, Carla Naujorks Pereira, Denirio Itamar Lopes Marques |
Criando espaços de aprendizagem através do cine debate: a experiência do Projeto Assistir | |
Gabrieli Fioreze Pino, Maurício Lopes Lima, Vanessa Soares de Castro |
Saber Digital: oficinas de informática para a escola e para a vida. | |
Nicolle Rabelo Soares, Daniel Flach |
Oficinas de escrita | |
Raquel Santos Viana, Luciana Delgado da Silva |
Estudo da gravimetria geofísica: Gravímetro de pêndulo | |
Mariana Barbosa Lisboa, Thiago Papaleo, Brendon Souza, Jean Marcel de Almeida Espinoza |
Organização de uma Mostra Científica | |
Marco Aurélio Ribeiro de Melo Filho, Mikael Marques de Medeiros |
Núcleo de Música IFRS - Sertão | |
Felipe Alvares |
Produção de material didático para o curso técnico em agente comunitário em saúde | |
Elisangela Ribeiro Gomes, Ingrid Robalo Freitas Santos robalo Santos, Ana Lucia Costa Alves costa Alves, Paulo Dias Rolim Dias Rolim, Marcia Fernanda de Mello Mendes fernanda Mendes |
Dialogando com os saberes da restinga: a inscrição do outro no IFRS | |
Shaiane da Luz Rodrigues, Oranian dos Anjos e Silva, Pedro Fuzer Garcia, Milena Silvester Quadros |
Aprendizagem com base no princípio da instrução pelo colega: práticas de ensino com as turmas de Geografia I do IFRS, Campus Rio Grande | |
Rodrigo Campos Borges |
Clube de eletrônica – Campus Restinga | |
Escila Fagundes Lopes, Paulo Lindenmeyer |
Clube de Astronomia | |
Katiele Klein, Eloir de Carli |
Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão | |
Roberto Matias Vargas Dos Santos, Diogo Souza Da Silva, Jucimara Dienifer de Souza, Milena Borges de Araujo, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon |
A experimentação como estratégia para a disciplina de química dos cursos técnicos de nível médio do IFRS - Campus Restinga | |
Luíza Leiria Pinheiro, Renata Behrens de Aguiar |
Pesquisa, elaboração e aplicação de jogos e atividades práticas aplicados ao ensino de Química | |
Amanda de Farias Balbinot, Ricardo Fanton Campeol, Laura de Andrade Souza, Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa |
Voluntariado como estratégia no processo de ensino aprendizagem | |
Isabelle de Jesus Lemos |
Integração dos saberes e desenvolvimento de um website para divulgação de tecnologias open-source | |
Laura Telles Gomes, Márcio Torres |
Os docentes e a dificuldade no uso do moodle | |
Eduardo Augusto dos Reis Baldissera |
“Não fala assim comigo que não sou tuas negas”: Reflexões sobre erotização, racismo e resistência negra no contexto brasileiro | |
Carolina Salgado de Souza, Kathlen Luana de Oliveira |
Laboratórios de Ensinagens | |
Evelin Pinto da Luz, Derick Araújo Corso, Helen Rodrigues Cardoso |
Arte no Campus | |
Thaís Schäfer Luiz |
Ensino superior - PET
Utilização de legos NXT para o desenvolvimento educacional | |
Bernardo Santos Pinto, Felipe Moraes Ferreira, Mauricio Soares Ortiz |
O Grupo PET Conexões Gestão Ambiental: ações que contribuem para a formação de cidadãos críticos e reflexivos mediante a vivência da educação tutorial | |
Silvia Vieira München, Cibele Schwanke |
O PET e a educação matemática no IFRS-BG | |
Cristina Engelmann, Fernanda Zorzi |
Ensino superior - PIBEN
Intervenções artísticas no IFRS – Campus Sertão: Sertanearte | |
Alex Deconto Zampiron, Fernanda Souza de Oliveira, Elisa Iop |
Construção de práticas integradoras no ensino médio integrado | |
Camila Labres Nemos, Cassiane Modesto Brum, Lisiane Celia Palma, Cristiane Silva da Silva |
Implementação de um sistema de microgeração fotovoltaica para iluminação externa | |
Marcelo Elias Simon, Hioná Benetti Ritter, Nolvi Francisco Baggio Filho |
Implantação de área demonstrativa com forrageiras utilizadas na alimentação animal - Campo Agrostológico. | |
Lucas Zaparoli, Roger Posser, Claudinei de Santi, Juliano Hideo Hashimoto |
Projeto de ensino “produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente” e sua relevância para a mediação do conhecimento dos estudantes no IFRS – Campus Sertão | |
Luciane Inocente, Caroline Wust, Therezinha Biocie Casado Lima, Ana Sara Castaman |
Conhecendo e resgatando saberes através de uma coleção didática de sementes crioulas | |
Heloísa Schmitz |
Favorecendo a inclusão através de adaptações curriculares | |
Rafael Callegari |
Atividades práticas no ensino de apicultura | |
Diovan Paloschi |
Monitoria de matemática como ferramenta de aprendizagem | |
Bernardo Verçoza Alves, Juliane Donadel |
Utilização da linguagem LaTeX para elaboração de trabalhos acadêmicos | |
Caroline Silva Souza |
Combate ao Zika vírus no Campus Sertão: uma questão de cuidados | |
Lucas Malycz, Elton Jean Silva, Jeonice Werle Techio, Naiara Miotto, Luciana Angelita Machado |
Monitoria de química para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores do IFRS Campus Sertão | |
Daniela da Silva, Lucas Doehrings, Wagner Escher, Felipe Vicensi, Matheus Cover, Márcia Cardoso, Naiara Miotto, Luciana Machado |
Capacitação de profissionais para a biotecnologia da inseminação artificial em bovinos no ano de 2016 | |
Claudinei de Santi |
Direitos humanos: história, gênero e diversidades | |
Ezequiel Nunes Pires, Carolina Salgado de Souza, Luisa Eduardo Sarmento, Kathlen Luana de Oliveira |
PROJETO ESPORTIVO NO CAMPUS SERTÃO 2016 | |
Matheus Prado Borba |
Elaboração de mídias didáticas como ferramenta de ensino-aprendizagem de forragicultura | |
Rodrigo Nis Pinós, Maria Tereza Bolzon Soster |
Wikipédia: uma possibilidade para o ensino de matemática | |
Vinícius Weite Thomé, Franciele da Rocha Krein, Eduardo Felipe Ferreira de Araújo, Eduardo Meliga Pompermayer |
Estágio no laboratório de Solos, Tecido Vegetal e Água | |
Nidgia Maria Nicolodi, Maria Carolina Theisen, Karine Mariele Kunz, Betina Mariele Paz, Rafael Francisco dos Santos, Ben-Hur Campos, Sandra Meinen da Cruz Cruz |
Curso de pré-cálculo | |
Julio Cesar Carpes Gregorio, Eric Robalinho, Alexsandro Cristovão Bonatto |
Implantação de jardins sensoriais como forma de aproximação da natureza e desenvolvimento dos sentidos do corpo humano | |
Rodrigo Oliveira Lamb, Maurício Oliveira, Maria Medianeira Possebon, Andréa Mendiola Marcon, Juliana Marcia Rogalski |
Produção e adaptação de materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de deficientes visuais num curso de Licenciatura em Matemática | |
Elena Raquel Ribeiro da Silva, Ivan de Almeida Fiorotti, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira |
Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas | |
Nadálin Yandra Botton, Ianara Brunetto Sertoli, Adriel Fahl, João Gabriel Assumpção, Lucas Vinícius Cardoso Mossi, Dagmar Pedro Tamanho, João Anselmo Meira |
A importância do lema no ensino de matemática | |
Jordan Thiago Pacheco de Melo, Celiana Turski Silva, Jaqueline Molon, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães |
Clube de Culturas de Inverno do IFRS – Campus Sertão: cultura da cevada | |
Joseane Rizzardo, Carlos Diego Ribeiro Dos Santos, Jéssica Argenta, Noryam Bervian Bispo |
Estudo de viabilidade econômica de implantação de cooperativa-escola no IFRS Campus Vacaria | |
Elisandro Silva dos Santos, Daiane Gonçalves de Carvalho, Lidiane Borges Dias de Moraes |
Jogo matemático Super Trunfo de funções polinomiais do segundo grau | |
Gustavo Gonçalves, Kelen Berra De Mello |
Olimpíada de matemática: descobrindo novos talentos | |
Mariane Macedo Mascarello |
Confraria da Lógica | |
Fernando Mocelin Machado |
Melhorias na estrutura do laboratório de soldagem do IFRS – Campus Caxias do Sul | |
Flávio Senna, Vinicius Mendes, Jeferson Fachinetto |
Oficinas Práticas de Programação: momentos colaborativos para estudo de lógica de programação e de desenvolvimento de sistemas | |
Matheus de Lima Gutierrez, Felipe Martin Sampaio |
Ensino superior - PIBID
Jogos pedagógicos no ensino da matemática | |
Andrini de Souza Godoy, Ramone Tramontini |
Preparação de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio através de oficinas ambientais | |
Paola Silva Matana |
Redescobrindo as bactérias na vivência do PIBID | |
Millena Melo Santos |
Gênero e sexualidade: uma nova maneira de abordar as diferenças | |
Natacha Subtil |
Relato das atividades realizadas no viveiro sustentável da EMEF João Belchior Goulart junto ao PIBID/IFRS | |
Patrícia da Costa Gonçalves, Raquel Pacheco, Márcia Bündchen |
Relato de experiência de ensino e instrumentalização para pesquisa sobre o tema resíduos na EMEF João Goulart | |
Leticia Pra, Raquel Beatriz Pacheco |
A experimentação no ensino de ciências como forma de compreensão do sistema digestório para alunos do ensino fundamental | |
aline farias de oliveira farias de oliveira |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Rua General Osório, 348, Bairro Centro, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-086
[email protected] Telefone: (54) 3449-3334