Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto de ensino “produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente” e sua relevância para a mediação do conhecimento dos estudantes no IFRS – Campus Sertão
Luciane Inocente, Caroline Wust, Therezinha Biocie Casado Lima, Ana Sara Castaman

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O material didático-pedagógico tem sido utilizado pelo docente como estratégia para mediar o processo de ensino e aprendizagem. Por meio deles o docente pode contribuir na construção do conhecimento do aluno, favorecendo o interesse nos estudos e tornando-o um sujeito pensante, ativo e idealizador do seu próprio saber. Nesta perspectiva, o projeto de ensino “produção de material didático-pedagógico de apoio ao docente” visa a contribuir com as práticas pedagógicas do IFRS – Campus Sertão, já que se constroem materiais com características e formatos diversos, de modo que os mesmos apresentem elementos contextuais que apoiem na construção do conhecimento e sirvam como estratégias no processo de ensino e aprendizagem do educando. Para tanto, este estudo tem por objetivo apresentar o projeto citado, bem como os procedimentos adotados e a relevância para a mediação do conhecimento dos estudantes no IFRS – Campus Sertão. A metodologia empregada remete a um estudo bibliográfico, documental e de caso. O material de pesquisa foi produzido a partir da análise do projeto de ensino desenvolvido no IFRS – Campus Sertão, pautado em autores que se ocupam com o estudo da temática. Assim, em um primeiro momento apresenta-se um aporte teórico que sustenta a importância de estratégias de ensino e aprendizagem diversas para mediar a aprendizagem. Em um segundo momento, descreve-se o projeto de ensino, objetivo, metodologia, formas de divulgação e atividades já realizadas. Por fim, trata-se dos resultados parciais verificados. Conclui-se que a execução do projeto de ensino reafirma a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem e evidenciou a pertinência de se inovar nas práticas pedagógicas de modo a mediar a construção do conhecimento.


Palavras-chave


Material didático-pedagógico; Processo de Ensino e Aprendizagem; Mediação; Conhecimento

Texto completo: PDF