Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
A importância do lema no ensino de matemática
Jordan Thiago Pacheco de Melo, Celiana Turski Silva, Jaqueline Molon, Núbia Lúcia Cardoso Guimarães

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O projeto Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) tem como proposta de oferta de um espaço para o compartilhamento e desenvolvimento de metodologias para o ensino de matemática que possam contribuir significativamente com o processo de ensino e aprendizagem de matemática. O LEMA surgiu como resposta a uma demanda percebida pelos professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática para a implementação de uma sala-ambiente que amplie as possibilidades de práticas de formação inicial e continuada de discentes e docentes dessa área, contribuindo para o desenvolvimento de atividades dos componentes curriculares do curso e de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Este espaço oferece instrumentos pedagógicos didáticos para empréstimo e utilização de materiais aos discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática disponibilizando-os também para consulta e manuseio no local. O presente projeto separou todo o seu acervo didático em classes que consiste em livros (LVR), revistas (REV), materiais pedagógicos adquiridos (MPA), materiais pedagógicos elaborados (MPE) e materiais pedagógicos virtuais (MPV). Foram etiquetados os materiais conforme a categoria que pertencem para posteriormente serem registrados no sítio online (openbiblio.canoas.ifrs.edu.br).  Nessa página do software, o usuário tem acesso aos materiais já catalogados existentes no LEMA e a quantidade de cada um, bem como é nesse site que os bolsistas controlam o empréstimo e a devolução dos materiais do laboratório. Com uso dos recursos pedagógicos presentes no acervo do LEMA ou que ainda serão lá inseridos, o projeto prevê a produção de propostas didáticas, as quais podem partir da inciativa dos bolsistas de ensino desse projeto, dos professores e dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS campus Canoas. A divulgação dessas atividades se dará por meio do endereço eletrônico (http://labensmat.wixsite.com/lema) tal que os estudantes e professores de outras instituições poderão ter acesso. Além disso, esse site apresentará galerias de imagens dos materiais dessa sala-ambiente com um link em cada foto que remeterá ao Openbiblio. O Laboratório de Matemática já está em funcionamento durante quatro tardes por semana com permanência dos bolsistas. E, tem ocorrido à procura dos alunos por esse local para estudar e para empréstimo dos materiais. Portanto, com este projeto espera proporcionar uma formação mais completa do licenciando e promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, dado que exige dos envolvidos a pesquisa acerca de metodologias de ensino e de materiais didático-pedagógicos de apoio ao ensino-aprendizagem de matemática.

Palavras-chave


LEMA; Formação de professores; Matemática

Texto completo: PDF