Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Elaboração de mídias didáticas como ferramenta de ensino-aprendizagem de forragicultura
Rodrigo Nis Pinós, Maria Tereza Bolzon Soster

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


A disciplina de Forragicultura aborda temas relativos à produção animal, sobretudo através da produção vegetal, obtida através de alimentos oriundos de plantas forrageiras. Plantas forrageiras devem per se, serem palatáveis, possuir rendimentos através de sua elevada área foliar e apresentar capacidade de rebrote. Diversos nichos de plantas nativas e exóticas são utilizados para a produção animal, e outras não são utilizadas, pois são desconhecidas sob o âmbito de sua capacidade de produção. Entretanto, há uma riqueza de espécies vegetais e seus habitats, bem como seus manejos e características específicas que podem ser estudadas, a fim de fornecer materiais para o uso em sala de aula, enriquecendo o ensino-aprendizagem dos alunos através de mídias, tendo em vista que o Campus Sertão está situado em local estratégico no Sul do Brasil, entretanto, muito distante de outros pontos que possuem interesse zootécnico forrageiro, como o Cerrado. Compor mídias contendo esses elementos é uma ferramenta importante para o ensino da disciplina e encorajamento dos estudantes na dimensão do tema. Assim, nessa proposta, construíram-se mídias, sendo vídeos, fotolivros, áudiolivros, acervo herbário digital e materiais descritivos, a fim de divulgar o tema em sua amplitude, contribuindo para o aprendizado de toda a comunidade acadêmica, a qual cursa a disciplina, que gira em torno de 70 alunos por ano (Zootecnia e Agronomia). A condução do preparo das mídias, acompanha e socializa as informações em redes sociais e correios eletrônicos, bem como apresentação de trabalhos referentes ao tema são realizados com auxilio do bolsista. Inicialmente montou-se um grupo para divulgação de materiais relacionados às plantas forrageiras, que possuem comportamentos fitossociais em seus ambientes naturais ou introduzidos, e que as fazem permanecer no local, ou serem extintas pela competição com outros tipos de vegetação. Assim, o objetivo desse trabalho é divulgar o tema de plantas forrageiras, socializando informações relevantes para os estudantes, auxiliando o ensino-aprendizagem da disciplina além da sala de aula. Os resultados parciais obtidos até outubro de 2016 foram: 3 Grupos no facebook (Forragicultura II Zootecnia-2016 com 26 membros; Forragicultura-2016 Agronomia com 48 membros e Forragicultura-Mídias Didáticas com 22 membros, totalizando 96 membros). De um total de 58 postagens, os posts foram visualizados por mais de 50% dos integrantes, e também, algumas notícias postadas tiveram bem mais visualizações, aparentando maior interesse pelos alunos. Também foram compilados 37 herbários virtuais, oriundos de alunos de ambos os cursos, para compor um livro digital.

Palavras-chave


herbário virtual; plantas forrageiras; agrostologia.

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