Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Integração dos saberes e desenvolvimento de um website para divulgação de tecnologias open-source
Laura Telles Gomes, Márcio Torres

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O projeto “Colocando em prática os ensinamentos de Informática para Internet em atividades interdisciplinares, intercursos e/ou interinstitucionais” tem por objetivos oferecer aos alunos uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula, bem como a possibilidade de desenvolver a capacidade de trabalhar em conjunto preparando-os para um ambiente profissional; oportunizar a interdisciplinaridade e articulação de várias áreas do conhecimento, a integração entre cursos, que oportuniza o compartilhamento e complemento de habilidades e ainda a oportunidade de atender a outras instituições. Esse projeto engloba diversos subprojetos desenvolvidos no IFRS – Campus Rio Grande, entre eles o Núcleo de Tecnologias Livres (NTL), em parceria com o curso de Geoprocessamento. O NTL é um programa que envolve ações integradas ao Ensino, Pesquisa e Extensão. Busca por meio de suas práticas a interdisciplinaridade e a cooperatividade, seja com a instituição ou com a comunidade, onde através delas será possível a criação de hardwares e softwares livres, como uma forma de incentivar o uso do conhecimento, da criatividade e do aperfeiçoamento de habilidades, visando à inovação tecnológica. Desta forma, as condições para a criação de novos projetos que tenham em comum o desenvolvimento de tecnologias open-source tornam-se viáveis. Por esses motivos e por ser um programador web é possível participar de todas as etapas de um desenvolvimento web, como reuniões com os parceiros, desenvolvimento, gestão e construção de aplicações reais, como páginas para a web, no caso um site para o NTL, desde que haja a associação do que foi estudado em sala de aula com o que é descoberto nos projetos. Além das atividades mencionadas, ainda são realizadas: a aquisição de requisitos, planejamento e aplicação do website. A realização dessas atividades faz com que ambos os projetos possibilitem a aquisição de conhecimentos sobre linguagens e métodos de programação diferentes daqueles vistos em sala de aula, pois, ainda que os professores se esforcem para passar o máximo de informações para os alunos, as oportunidades de colocá-las em prática são limitadas. Sendo assim, os projetos proporcionam métodos “preparatórios” para o mercado de trabalho.


Palavras-chave


Desenvolvimento web; Tecnologias livres; Geoprocessamento

Texto completo: PDF