Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de química para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e superiores do IFRS Campus Sertão
Daniela da Silva, Lucas Doehrings, Wagner Escher, Felipe Vicensi, Matheus Cover, Márcia Cardoso, Naiara Miotto, Luciana Machado

Última alteração: 01-11-2016

Resumo


A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino médio e de maioria dos cursos superiores do IFRS – Campus Sertão. É notória a dificuldade de aprendizado dos alunos em relação a essa disciplina, sendo muitas vezes considerada por estes como uma das disciplinas mais difíceis. Com isso, observa-se uma demanda em implementar ações que venham a auxiliar esses estudantes na assimilação dos conteúdos abordados pelos docentes durante o decorrer das aulas. Nesse contexto a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, visando propiciar a interdisciplinaridade e unir teoria e prática durante as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente, facilitando e maximizando o aprendizado dos alunos, despertando o interesse na importância da disciplina de química. O objetivo proposto deste projeto de monitoria de química para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos superiores tem como finalidade contribuir para o aperfeiçoamento e/ou aprimoramento na aprendizagem, através de uma relação interpessoal entre o monitor e os alunos estabelecendo uma maior integração e troca de experiências. Além disto, criar caminhos para o desenvolvimento de novas práticas e técnicas aplicáveis que venham a contribuir para a melhoria do ensino como um todo. Durante a monitoria nas disciplinas de química trabalhou-se com uma metodologia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, buscando sanar as dúvidas dos estudantes para que estes tivessem um melhor rendimento. O método de abordagem dos conteúdos das citadas disciplinas vem sendo baseada na resolução de exercícios, o que consiste em uma forma prática e acessível tanto para o monitor quanto para o aluno, tornando passíveis os objetivos do projeto. Pode-se perceber acerca do trabalho realizado, que o aprendizado dos participantes está sendo ampliando, os alunos que participam das monitorias estão alcançando notas melhores, e estão conseguindo relacionar a matéria com seu cotidiano e conseguiram obter uma afinidade com o conteúdo, empenhando-se para adquirir o máximo de aprendizagem. Diante disso, pode-se considerar que a monitoria vem sendo uma grande aliada, permitindo uma atenção especial para cada aluno. Acrescenta-se a isso, o fato da monitoria acadêmica também proporcionar ao monitor a vivência de situações que exigem uma maior responsabilidade, contribuindo com isso para sua formação profissional. Dessa maneira, há uma ajuda mútua entre as partes, quando experiências são compartilhadas e mediante a promoção da cooperação acadêmica. Destaca-se que os alunos que frequentaram a monitoria tiveram melhoria no seu rendimento e assim espera-se que as futuras atividades continuem proporcionando bons indicativos.


Palavras-chave


Ensino; Aprendizagem; Discentes; Dificuldades

Texto completo: PDF