Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Saber Digital: oficinas de informática para a escola e para a vida.
Nicolle Rabelo Soares, Daniel Flach

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O Saber Digital é um projeto de Ensino que tem por objetivo oportunizar um espaço de ensino e de aprendizagem que garanta o desenvolvimento de atividades práticas através do uso do computador, enfatizando o aperfeiçoamento da utilização de recursos voltados às necessidades escolares dos (as) estudantes e às especificidades de suas áreas de formação técnica. Justifica-se pela necessidade apresentada pelos (as) estudantes que não se sentem capacitados para a elaboração de relatórios, trabalhos digitais e para a inserção no mundo do trabalho devido ao pouco contato com o computador. Ancora-se nas Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) de 2006 a qual prevê a implementação e desenvolvimento de atividades computacionais no Ensino Médio. O projeto é realizado através de oficinas que abordam o uso da informática como um dos conhecimentos que pode ser potencializado a partir da problematização, da mediação e da prática. Tais oficinas são desenvolvidas de acordo com as especificidades das turmas e os conteúdos são definidos a partir das necessidades apresentadas. O público participante constitui-se, basicamente, de estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Como resultados parciais do projeto, identificou-se uma melhor assimilação dos processos digitais utilizados no cotidiano escolar, tais como: acesso ao sistema acadêmico e suas funcionalidades; recebimento e envio de e-mails; digitação e formatação de trabalhos e apresentações; entre outros. E observou-se grande interesse dos (as) participantes em atividades extra-escolares intimamente ligadas à informática. Tais resultados são produzidos ao longo das oficinas através do acompanhamento das atividades e, também, por meio de questões respondidas pelos (as) participantes, ao final de cada encontro.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de informática; Tecnologias no cotidiano; Inclusão digital

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