Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Cantar para desenvolver: o Coral Jovem despertando habilidades
Larissa Leffa Fernandes, Agnes Schmeling

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O Coral Jovem é uma atividade complementar ao ensino que faz parte do Programa de Música do IFRS campus Osório desde o ano de 2013. Com a iniciativa e coordenação da professora de música da instituição, Agnes Schmeling, o projeto conta com o auxílio dos bolsistas, que ajudam na escolha do repertório, na montagem dos arranjos musicais, nos ensaios e na organização das apresentações. Esta ação tem como público alvo, principalmente, os alunos do ensino médio integrado ao técnico, atraindo jovens que gostam de cantar em grupo, têm disponibilidade para participar dos encontros e, acima de tudo, estão interessados em aprender e a fazer música. Com isso, a proposta deste relato é refletir acerca das habilidades que o Coral Jovem desperta nos participantes e o que as experiências adquiridas por meio deste trazem às suas vidas. Para obtenção destas informações, utilizou-se um questionário quantitativo e qualitativo, onde cada coralista teve a oportunidade de descrever a contribuição da atividade do canto coral em sua vida. Além do cumprimento da Lei 11.769/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica, o Coral Jovem tem como intuito o desenvolvimento músico-vocal dos integrantes, bem como a performance coral e a coletivização propiciada pela prática da música em conjunto. O grupo se reúne às quintas-feiras, no intervalo das 12 horas às 13:30 horas, no auditório do campus, onde são realizados aquecimento vocal, elaboração de repertório e de arranjos musicais e planejamento de apresentações, que são levadas à comunidade. O coro apresenta um repertório variado, fazendo conexões com as culturas indígena, afro-brasileira, gaúcha, entre outras, que constroem a identidade do Brasil. A partir do relato dos participantes, verifica-se que o coral oportuniza experiências diferenciadas através da musicalização, como desenvolvimento de técnicas vocais e de afinação, canto a mais vozes e conhecimento de canções que fogem ao cotidiano, descontração da rotina acadêmica, integração e a troca de saberes com alunos do campus e comunidade. As atividades também viabilizam o acesso à diversidade cultural do Brasil, bem como, às habilidades artísticas, agregando assim, na formação acadêmica individual. Com base no depoimento dos coralistas, pode-se notar que os principais objetivos do projeto são alcançados, visto que os participantes alegam a integração com os colegas, a evolução vocal e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a fala em público e o trabalho em equipe.

Palavras-chave


Música; Coral; Integração; Formação

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