Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
(Re)lendo Machado de Assis no século XXI: desafios e perspectivas para a sala de aula
Natália Maria Poock Delavequia

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Machado de Assis, bruxo do Cosme Velho, autor de Dom Casmurro são apenas algumas das insígnias que singularizam o maior escritor da literatura brasileira, cujo legado literário deixado para nós é imensurável. O projeto de ensino “Releituras Machadianas” do IFRS – Campus Canoas, tem origem na dificuldade de se ler Machado de Assis com adolescentes leitores do século XXI. Machado ensaiou sua escrita pelos mais variados gêneros literários: conto, romance, poema, crônica e teatro com vistas a entender a intrincada psicologia humana, valendo-se de certa ironia que perpassa sua obra. Reler escritores de dois séculos atrás, como Machado de Assis, clama por técnicas de leituras mais próximas da realidade dos alunos e sobre as quais eles têm pleno domínio. A ideia então é apreender os textos machadianos a partir da produção de releituras do texto para outra arte seja ela gráfica, musical, teatral ou cinematográfica, a fim de consolidar os clássicos, bem como “traduzi-los” para a linguagem contemporânea. O projeto tem como objetivo incentivar e aprimorar a leitura das obras machadianas valorizando a literatura do século XIX, promovendo o contato com o Realismo Brasileiro e as novas artes. Em maio, junho e julho deste ano, ocorreram leituras e debates das obras com a orientadora e no mês de agosto iniciaram-se os encontros semanais direcionados aos alunos do campus, intitulados “Encontros com Machado”, com a finalidade de aproximar o aluno das obras do autor para ajudá-lo a produzir a releitura do texto, trabalho este que vem sendo desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa dos segundos anos dos Cursos Técnicos em Administração, Eletrônica e Informática, desde 2015. O gênero literário conto tem sido priorizado, nos encontros semanais, por ser um texto curto e estar em consonância com os novos processos contemporâneos que primam pela rapidez em todos os campos da vida moderna. A posterior produção de clips musicais, HQs, peças de teatro, curtas-metragem ou musicais é fortemente incentivada, haja vista a proposta de realização por este projeto do I Festival Literário do IFRS Campus Canoas, em dezembro de 2016, no qual as releituras serão apresentadas à comunidade escolar e premiadas no encerramento do evento. Além disso, leituras dramáticas, saraus e lançamentos de E-books estão previstos na programação do Festival. Com o propósito de auxiliar neste processo e aliar ainda mais ensino, pesquisa e extensão, bem como valorizar este grande gênio da literatura brasileira, trabalhando novas propostas de ensino-aprendizagem transcendendo o espaço escolar.

Palavras-chave


Machado de Assis; Releituras; Literatura; Novas tecnologias

Texto completo: PDF