Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Aprendizagem com base no princípio da instrução pelo colega: práticas de ensino com as turmas de Geografia I do IFRS, Campus Rio Grande
Rodrigo Campos Borges

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


O projeto visa proporcionar uma maneira de aprendizagem diferenciada, tanto para o bolsista quanto aos demais estudantes, através da cooperação e troca de conhecimentos entre os envolvidos. O método denominado instrução pelo colega consiste no auxílio prático por parte do bolsista, favorecendo a implementação de ferramentas didáticas que complementam as atividades desenvolvidas em sala de sala, assim como a aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos já vivenciados pelo bolsista e transmitidos aos colegas. São utilizados como objetos de aprendizagem: textos resumidos da matéria; sites para a consulta; documentários em vídeo disponíveis em plataformas como o Youtube e Netflix; auxílio nas práticas propostas pelos professores (construção de instrumentos meteorológicos, por exemplo). Dentre as experiências, foi possível desenvolver um pequeno manual de instrumentos meteorológicos com o intuito de facilitar a explicação do princípio de funcionamento dos principais equipamentos e demonstrando, por meio de fotografias e ilustrações, o esboço para a construção “caseira” dos mesmos, utilizando materiais de fácil acesso ou baixo custo. A prática se mostrou de grande valia, sendo um dos importantes fatores para o aprendizado do conteúdo de climatologia, principalmente por contar com uma atividade prática sobre os conceitos meteorológicos. De forma a complementar o já existente acervo geológico do campus (fundamental para o conteúdo de rochas e minerais), foi realizada uma pequena pesquisa sobre as empresas de rochas ornamentais que atuam no município e região, a fim de ampliar as amostras disponíveis por meio da doação de outros exemplares. Também foi elaborado um pequeno acervo digital de documentários que complementam na explicação das matérias de Geomorfologia e Climatologia, auxiliando o professor e os colegas através do recurso audiovisual, atividade extraclasse que rendeu diversas resenhas críticas com os temas abordados. Com base nos fatos mencionados, todas essas práticas acabaram ampliando os conhecimentos tanto do bolsista (pesquisa de diversos temas relacionados aos conteúdos de Geografia Física, elaboração supervisionada da apostila, contato com as empresas de rochas ornamentais) quando dos demais alunos, promovendo o interesse pela matéria e fomentando novas formas de aprendizado.

Palavras-chave


Projetos orientados; Mediação do conhecimento; Instrumentos meteorológicos

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