Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Redescobrindo as bactérias na vivência do PIBID
Millena Melo Santos

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


Este trabalho relata a análise de livros didáticos para a execução de uma nova proposta didática sobre bactérias que foi desenvolvida pela bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) em parceria com a professora regente da turma, em uma escola da rede estadual de Porto Alegre, Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul (EEEF ERGS), o público alvo era composto por alunos dos 7º anos do ensino fundamental com idades entre 10 a 12 anos. O objetivo desta revisão literária foi apresentar o conteúdo das “bactérias” de forma inovadora e lúdica, além de descentralizar conceitos pré-estabelecidos sobre o assunto, antes mesmo de estudá-los. Para análise e construção desse relato foi realizada a proposta didática para o ensino de bactérias que envolveram quatro etapas. Etapa 1: Revisão bibliográfica sobre o conteúdo a ser abordado para verificação de como a proposta seria é apresentada pelos referidos livros didáticos. Etapa 2: Apresentação do tema pela professora regente (supervisora do PIBID) abordando os conceitos básicos, com uso de um modelo didático lúdico e sustentável de uma bactéria - neste caso específico foi utilizado um modelo de uma bactéria 3D construída com garrafa PET de 600 mL e estruturas internas e externas utilizando corda e massinhas de modelar coloridas. Etapa 3: Organização da turma em grupos, para análise de imagens das bactérias, como podemos encontrá-las na natureza, suas relações com o nosso cotidiano, buscando estabelecer semelhanças entre essas e alguns textos que discorriam sobre conceitos, aplicações e características das bactérias, justificando cada correlação; cada grupo era desafiado a argumentar sobre as conexões propostas, registrando suas conclusões numa produção textual. Etapa 4: Os alunos analisam a produção dos colegas, recebendo todo o material do grupo para uma análise crítica, fazem debates e justificam o motivo da correlação desenvolvida pelos colegas. Os dados apresentados até agora são parciais, mas nos levam a refletir a importância do diálogo entre os alunos, da parceria entre professor e aluno, descobrindo outras formas de aprender. Saliento ainda que a situação vivenciada foi positiva, mas cabe ressaltar que pode sofrer variações em outro ambiente de ensino, com outros alunos envolvidos. Destaca-se ao longo do material analisado  até  o  presente  momento  que  as  ações do PIBID, são antes de tudo aproximação do acadêmico com o seu futuro ambiente de trabalho, num espaço em que pode identificar as reais necessidades dos discentes da rede Estadual.

Palavras-chave


Reconstrução de conceitos; Análise; Capacidade de argumentação

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