Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência de ensino e instrumentalização para pesquisa sobre o tema resíduos na EMEF João Goulart
Leticia Pra, Raquel Beatriz Pacheco

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Atualmente nos centros urbanos, a gestão de resíduos tem sido uma importante atividade a ser administrada pelos órgãos públicos. Grandes quantidades de lixo produzido e a falta de organização da população faz com que boas soluções logrem pouco êxito. Assim, o SASA (Serviço de Assessoria Socioambiental do DMLU), realiza em Porto Alegre palestras instrutivas neste âmbito, tendo no mês de julho de 2016 realizado na EMEF João Goulart uma apresentação sobre tratamento de resíduos na cidade. Antes de assistir à palestra, foi solicitado a uma das turmas uma produção textual sobre o tema “lixo”, a fim de que os alunos pudessem expor suas concepções alternativas sobre o assunto. Porém, durante o desenvolvimento da atividade, duas alunas manifestaram grande dificuldade para redigir devido a sua falta de maiores informações sobre o assunto. Assim, para iniciar o aprendizado sobre o tema do “lixo” e preparar as estudantes para a pesquisa, surgiu a ideia da abertura de um projeto com os seguintes objetivos: busca de conhecimento, leitura de periódicos, interpretação de textos, organização do material encontrado, procura de vídeos no You Tube, busca de folhetos explicativos, seleção de dados e triagem de fontes confiáveis de informações. No planejamento inicial foram elencados os seguintes assuntos alvos de pesquisa: boas práticas de separação, tipos de resíduos, como excluir a natureza do ciclo através da reutilização. Também foram programadas visitas nas casas da vizinhança para entrevista com os moradores, investigando se realmente sabem separar o lixo e quais os dias e horários da coleta seletiva. Até o presente momento, é possível constatar que o melhor resultado já foi atingido, ou seja, o empenho e o entusiasmo das alunas para pesquisar, investigar e obter conhecimento. Acredita-se que no término do projeto adquiram cada vez mais interesse de promovê-lo além dos limites da escola e do IFRS-Poa, almejando que suas descobertas possam mudar o hábito de seus familiares, amigos e vizinhos, e também de promover boas transformações na comunidade onde vivem.

Palavras-chave


Resíduos; Pibid; EMEF João Goulart

Texto completo: PDF