Última alteração: 05-02-2024
Resumo
No trabalho será apresentada uma análise relativa a parte introdutória do projeto onde procurou-se analisar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus São Borja, com vistas a identificar e compreender as concepções de currículo integrado presentes na organização da matriz curricular do curso no que se refere às práticas profissionais integradas (PPI) previstas para acontecerem neste espaço de formação. Para a realização deste trabalho, foi utilizada uma pesquisa documental. O documento analisado foi o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do IFFar. Foi realizada a coleta de dados através da leitura, sistematização e análise do PPC, documento este disponível no site institucional do IFFar. Com base na organização da matriz curricular evidencia-se que a PPI está prevista para acontecer no espaço das componentes curriculares que fazem parte do chamado núcleo politécnico, do qual fazem parte as seguintes componentes curriculares. No primeiro ano, Sociologia, Tecnologia da Informação e Filosofia. No segundo, Sociologia e Língua Espanhola. No terceiro, Artes, Língua Espanhola e Filosofia. Além de atividades desenvolvidas no espaço das componentes curriculares mencionadas, o PPC também apresenta um discurso sinalizando que as práticas profissionais integradas podem também ocorrer no espaço da pesquisa e da extensão em desenvolvimento nos setores da instituição e na comunidade regional, possibilitando assim, segundo o documento, o contato com as diversas áreas de conhecimento dentro das particularidades do curso. Através da análise documental, constata-se que o PPC do Curso Técnico Integrado em Eventos contempla a perspectiva de trabalho a partir do Currículo Integrado proposto nas bases teóricas da Educação Profissional e Tecnológica a partir da elaboração e execução das PPIs.