Última alteração: 05-02-2024
Resumo
A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por estudantes da educação básica e superior que tem a finalidade de aprofundar conhecimentos em uma área específica. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que tem o propósito de promover a educação profissional e tecnológica (EPT), a IC é realizada como processo educativo e investigativo nas diferentes áreas do conhecimento por meio de recursos advindos do próprio IFRS (fomento interno), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Destarte, este estudo tem o intento de reconhecer e caracterizar indicadores referentes à produção de pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, fomentado e realizado com apoio do CNPq. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva envolvida por abordagem qualitativa e quantitativa e foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do IFRS. Os dados foram recolhidos de 74 projetos e 67 relatórios de pesquisa que foram submetidos entre os anos 2017 e 2021 em editais dos Programas Institucionais de Bolsas do CNPq. Como organização, o trabalho apresenta inicialmente a introdução, seguido pelos referenciais teóricos que foram utilizados, os procedimentos metodológicos adotados, apontam os resultados e discussão obtidos e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que a produção de conhecimentos na área de ciências humanas é realizada por meio de um processo sistemático de busca, análise e interpretação de dados com a finalidade de responder a perguntas, solucionar problemas e expandir o conhecimento, abarcando uma ampla gama de temas, incluindo história, sociologia, antropologia, psicologia, ciência política, economia, entre outras subáreas.