Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

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PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COM APOIO DO CNPq
JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA, Cássia Morás, Gabriela Berguenmaier de Olanda, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


A iniciação científica (IC) é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por estudantes da educação básica e superior que tem a finalidade de aprofundar conhecimentos em uma área específica. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que tem o propósito de promover a educação profissional e tecnológica (EPT), a IC é realizada como processo educativo e investigativo nas diferentes áreas do conhecimento por meio de recursos advindos do próprio IFRS (fomento interno), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Destarte, este estudo tem o intento de reconhecer e caracterizar indicadores referentes à produção de pesquisas da área de ciências humanas no IFRS, fomentado e realizado com apoio do CNPq. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva envolvida por abordagem qualitativa e quantitativa e foi produzida por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos do IFRS. Os dados foram recolhidos de 74 projetos e 67 relatórios de pesquisa que foram submetidos entre os anos 2017 e 2021 em editais dos Programas Institucionais de Bolsas do CNPq. Como organização, o trabalho apresenta inicialmente a introdução, seguido pelos referenciais teóricos que foram utilizados, os procedimentos metodológicos adotados, apontam os resultados e discussão obtidos e finaliza com as considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que a produção de conhecimentos na área de ciências humanas é realizada por meio de um processo sistemático de busca, análise e interpretação de dados com a finalidade de responder a perguntas, solucionar problemas e expandir o conhecimento, abarcando uma ampla gama de temas, incluindo história, sociologia, antropologia, psicologia, ciência política, economia, entre outras subáreas.



Palavras-chave


Instituto Federal. Educação Profissional e Tecnológica. Ciências humanas. Produção científica.

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