Tamanho da fonte:
Estudo comparativo das ementas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Mato Grosso na área de Engenharia Mecânica
Última alteração: 05-02-2024
Resumo
O presente trabalho buscou realizar um estudo comparativo de caráter qualitativo com o objetivo de investigar e comparar as ementas dos cursos Técnicos de Automação Industrial e Eletromecânica ofertadas nas cidades do estado de Mato Grosso no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica no Instituto Federal de Mato Grosso, dos campi Sinop e Primavera do Leste, e no SENAI MT, nas unidades do Distrito Industrial de Cuiabá e Várzea Grande. Para tanto, escolheram-se duas disciplinas comuns nos cursos técnicos da área de Engenharia Mecânica, observando a similaridade dos conteúdos de cada disciplina ainda que a nomenclatura seja distinta nas instituições ofertantes com enfoque na formação para o mundo do trabalho. Deste modo, por meio da comparação das disciplinas escolhidas (Máquinas Elétricas e Acionamentos e Manutenção Industrial), analisaram-se as seguintes variáveis: as ementas, as cargas horárias de teoria e práticas e as referências bibliográficas de cada disciplina. Pode-se comparar qualitativamente as ementas e averiguar que há divergências entre as cargas horárias e a disposição das disciplinas de cada curso, embora os conteúdos e as referências bibliográficas sejam similares. Assim, o SENAI apresenta ementas mais claras, consistentes e voltadas para a formação integral do aluno, contemplando as capacidades socioemocionais em todos os anos de formação. Além disso, como as disciplinas escolhidas para este estudo comparativo são dos módulos específicos (2° e 3° ano) e que o SENAI possui maior carga horária para 3 destas em ambos os cursos técnicos avaliados, pode-se concluir que este dedica maior carga horária e dá maior profundidade aos alunos durante sua formação.
Palavras-chave
Análise documental; Ensino médio integrado; Automação industrial; Eletromecânica; Engenharia mecânica.
Texto completo:
PDF