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O perfil dos estudantes com deficiência egressos do IFB no mercado de trabalho
RICARDO ALLAN CARVALHO RODRIGUES

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Esta pesquisa investigou o perfil dos estudantes com deficiência, egressos do Instituto Federal de Brasília – IFB, inseridos no mercado de trabalho. Para isso, ela se utilizou do método quantitativo-descritivo e da análise qualitativa sobre a base de dados do mundo do trabalho desses egressos  entre 2011 e 2018. Entre suas conclusões, identificou-se que o principal perfil do (a) estudante egresso(a) é pessoa com deficiência física, de raça negra ou parda, com idade entre 18 e 50 anos, havendo equilíbrio entre a proporção quanto ao gênero. A matrícula em curso de ensino técnico de nível médio foi a mais relevante, havendo o decréscimo de registro para os níveis mais avançados de ensino. Uma vez concluída a formação na EPT, a maioria desses egressos possuem vínculo empregatício junto ao mercado privado, com contrato por tempo indeterminado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O estudo também destaca as desigualdades relacionadas ao ingresso e continuidade dos estudos entre os estudantes com deficiência, sendo os mais afetados aqueles com restrição sensorial, intelectual e múltipla. Assim, considera-se necessário que as estratégias de inclusão nos IFs, além do atendimento das múltiplas especificidades pedagógicas desse público, devem considerar fatores sociais, como renda, raça, gênero, idade, etc.

 


Palavras-chave


Educação Profissional; Educação Inclusiva; Mercado de Trabalho.

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