Portal de Eventos do IFRS, As (contra)reformas nas políticas educacionais no Brasil e seus impactos na Educação Profissional e Tecnológica

Tamanho da fonte: 
Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica - EAD: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Luciana Paslauski Knebel, Adão Caron Cambraia

Última alteração: 05-02-2024

Resumo


Este resumo faz parte de uma pesquisa de maior abrangência, que objetiva analisar as concepções sobre o currículo integrado da Formação Pedagógica EAD. Nesse contexto, realizou-se um mapeamento de produções científicas que pesquisam a formação pedagógica para professores não licenciados, na tentativa de identificar aproximações ou distanciamentos com a formação em EAD e relações com o currículo integrado, por isso, produzimos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL).

O presente estudo se justifica na medida em que foi necessário mapear produções científicas que discutam a formação pedagógica e a compreensão das diferentes concepções sobre currículo integrado dos professores formadores do curso EAD. A questão de pesquisa é: Existem estudos anteriores sobre concepções de currículo integrado dos professores formadores de um curso de Formação Pedagógica?

Dessa forma, buscou-se compilar trabalhos vinculados à esfera da EPT e que tratam da formação docente num contexto geral, que visa identificar a originalidade da pesquisa, com isto, produzimos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL).


Palavras-chave


Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado

Texto completo: PDF