Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

Tamanho da fonte: 
Fomento ao uso da REMAT entre docentes da área de Matemática
Carollayne Cesar Vissirini, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


A REMAT: Revista Eletrônica da Matemática (e-ISSN 2447-2689) é um periódico científico, de acesso livre, que tem como missão compartilhar práticas educativas e resultados de pesquisas que se relacionem com a Matemática. O periódico atua em três áreas, conforme sua Política Editorial: Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos, Ensino de Matemática e Matemática Pura e/ou Aplicada. Foi criado em 2015 por um grupo de professores do IFRS, Campus Caxias do Sul, que tinha como propósito contribuir com as questões ligadas ao ensino de Matemática, à Matemática Pura e à Matemática Aplicada. Em seus quatro anos de existência já foram publicados 50 artigos com um total de 16816 visualizações aos resumos e 28079 downloads de artigos. Atualmente, o periódico encontra-se indexado em seis bases de dados (Google Acadêmico, Diadorim, Sumários, DOAJ - Directory of Open Acess Journals, LivRe - Revistas de Livre Acesso, ibict oasis br - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), possui avaliação B3 na área do Ensino, atribuído pelo Web Qualis e está em processo de obtenção do DOI (Digital Object Identifier). Durante este tempo foram desenvolvidos projetos de pesquisa visando aprimorar os processos editoriais do periódico, bem como consolidá-lo no âmbito de publicações científicas. Nesse sentido, em 2018 foi proposto o projeto de pesquisa “REMAT: Para quem publicamos” com o objetivo de analisar se os professores de Matemática utilizam artigos científicos na elaboração de suas práticas educacionais. Inicialmente foi aplicado um questionário em meio eletrônico com estudantes e servidores do Campus Caxias do Sul com a intenção de perceber quais os hábitos de leitura (impressa, eletrônica, livros, artigos etc.). Após, foi aplicado um questionário a estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática e a professores da Educação Básica, Superior e de Pós-Graduação do Rio Grande do Sul. Neste último obtiveram-se 93 respostas, das quais 50% afirmaram já utilizar artigos científicos para prepararem suas aulas e relataram experiências positivas sobre as aplicações em sala de aula. Para atender ao objetivo deste projeto de analisar se os professores de Matemática utilizam artigos para o planejamento de suas aulas e, a partir disso, fomentar a utilização de artigos científicos por parte desses professores, em específico da REMAT, foram realizadas duas ações: disseminação do conhecimento científico para o auxílio na elaboração de aulas com professores de Matemática da Escola Estadual Alexandre Zattera, da cidade de Caxias do Sul e participação no “Festival da Matemática: Serra Gaúcha”. Na primeira ação, foram escolhidos professores que não conheciam a REMAT, a fim de mostrar uma nova possibilidade para suas aulas. No mês de outubro, a REMAT expôs em um estande do “Festival da Matemática: Serra Gaúcha”, promovido pelo IFRS, Campus Bento Gonçalves, realizando a divulgação da REMAT a alunos de Licenciatura em Matemática de diferentes instituições presentes no evento, e professores da área que atuam na Educação Básica ou Superior. Além desse público, foram atendidos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que demonstraram interesse pelo periódico. Em algumas falas dos alunos do Ensino Fundamental foi expressa a surpresa em existir uma revista da Matemática. As conversas com os professores foram conduzidas falando sobre a utilização de artigos científicos para a busca de metodologias diferenciadas para o ensino de Matemática. Além disso, os visitantes também foram convidados a publicar resultados de projetos desenvolvidos em suas escolas. A participação neste evento foi uma forma de chegar com o conhecimento científico a um público que desconhecia a revista e que poderá em algum momento usufruir desse mecanismo de compartilhamento científico.

Palavras-chave: REMAT. Artigos Científicos. Planejamento de aulas.


Texto completo: PDF