Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

Tamanho da fonte: 
Pibid: monitoria em sala de aula
Rafaela de Paula, Vanessa Bareta, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


O programa PIBID aborda diversas metodologias diferenciadas para que o aluno aprenda a matemática de outras maneiras. Este ano o PIBID, o projeto de matemática de Caxias do Sul está realizando também  monitoria em sala de aula. Este tem como objetivo auxiliar a professora em sala de aula e tirar as dúvidas que os alunos apresentam. As turmas atendidas são do oitavo ao nono ano do ensino fundamental II na escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni. O projeto tem duração de 8 horas por semana, sendo quatro horas efetuadas na escola e as outras quatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul. As bolsistas do projeto ficam na sala de aula junto com a professora uma vez durante a semana, a professora envia antecipadamente o assunto e os exercícios que serão passados nas aulas. Com o oitavo ano até o momento foram abordados os assuntos de Fatoração, equação de primeiro grau com uma incógnita e sistemas de equação com duas incógnitas, também foi feito uma revisão sobre geometria, onde a professora abordou sobre ponto, reta, plano, pontos colineares, semirreta e segmento de reta. Já com o nono ano foram trabalhados até então, funções de primeiro grau e funções de segundo grau. Os alunos apresentam bastante dúvidas nas matérias em questão e chamam diversas vezes os bolsistas para que esclareceram suas dúvidas, na turma do 8º ano a principal dúvida dos alunos é no conteúdo de Sistema de Equações na qual foi um dos assuntos mais abordados no período do projeto é  isolar uma das incógnitas e fazer a substituição para encontrar o valor da segunda incógnita, na turma do 9 º ano a grande dificuldade está em construir o gráfico das funções de segundo grau. Também será realizado uma vez ao mês atividades diferenciadas com as turmas sobre a matéria que a professora abordou, está será feita através de jogos, atividades mais lúdicas e fazendo a utilização de programas como o Geogebra, estes serão pensadas e confecionadas pelas bolsistas do projeto. Devido a presença das bolsistas em sala de aula percebesse que os alunos têm a oportunidade de sanar mais dúvidas sobre os exercícios, pois a professora muitas vezes não consegue atender toda a turma, além disso esse projeto auxilia na formação acadêmica das licenciandas, proporcionando a experiência de planejar atividades e ter uma vivência em sala de aula.

Palavras-chave: PIBID. Monitoria. Formação Inicial.


Texto completo: PDF