Portal de Eventos do IFRS, Volume 2, 2018

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Pibid: Curso preparatório para o Enem
Natália Simone Andreazza, Rosilene Marli Vieira, Kelen Berra de Mello

Última alteração: 20-06-2019

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva que os alunos conheçam e participem do cotidiano de escolas de rede pública, com o propósito de desenvolver atividades metodológicas, tecnológicas, inovadoras e interdisciplinares para solucionar dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem. Também objetiva colaborar na valorização docente, incentivando a formação de estudantes no ensino superior e promovendo a elevação da qualidade da formação inicial realizada nos cursos de licenciatura, de modo a integrar a educação básica e a superior. Neste programa é oferecido o “Curso preparatório para o Enem na área de matemática e suas tecnologias” para os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni, a qual localiza-se no município de Caxias do Sul.  Ele ocorre em todas as quartas-feiras letivas durante o período da tarde e são previstas a realização de seis encontros no total, sendo que a participação dos alunos não é obrigatória. Atualmente, apenas dois estudantes participam do curso. Inicialmente, planejou-se realizar revisões concisas sobre os conteúdos mais abordados nas provas de matemática do Enem, sendo privilegiados a resolução de exercícios atualizados, apresentados principalmente em provas dos anos de 2015, 2016 e 2017. Porém, devido à dificuldade apresentada pelos participantes do curso em conceitos simples da matemática, privilegiou-se uma nova metodologia, ampliando o espaço reservado para revisões e com explicações mais detalhadas relativas aos cálculos e procedimentos matemáticos. As aulas sobre análise combinatória e probabilidade foram uma exceção, uma vez que os alunos ainda não haviam estudado os conteúdos na escola regular. Assim, os conceitos relativos a estes conteúdos tiveram de ser explicados desde o princípio. É importante ressaltar que a cada aula, procura-se elaborar algum material concreto para a resolução de um dos exercícios selecionados, ou então, para a revisão a ser realizada. No planejamento da aula sobre funções, elaborou-se um modelo concreto de um sistema de abastecimento de água, idealizado a partir de uma questão que solicitava a identificação de um gráfico sobre o enchimento de um sistema de abastecimento de água para um prédio. Tal material foi produzido utilizando potes plásticos, canudos e garrafa pet, além de água, para simular o abastecimento. Já na aula relativa à análise combinatória, adaptou-se a utilização de um material já disponível para uso no laboratório de matemática, o qual serviu para ensinar conceitos e aplicações sobre o princípio fundamental da contagem. Tal material também serviu para elaborar os conceitos de arranjos, permutações, com e sem repetição e de combinações. Já para a aula relativa à probabilidade, foi desenvolvida a “urna da probabilidade”, a qual serviu para compreender os conceitos de espaço amostral, eventos, eventos certos e incertos, além da própria noção de probabilidade. Assim, percebeu-se que a utilização de materiais que simulam aplicações ou determinados fenômenos, possibilitam uma maior compreensão dos conceitos por parte dos estudantes. Com a realização do projeto, pode-se perceber como a prática educativa requer habilidades e planejamentos diferenciados para alcançar resultados satisfatórios de aprendizagem. Além disso, o projeto incentiva a busca por novas alternativas e o desenvolvimento de novos materiais.

Palavras-chave: Pibid. Enem. Formação de Professores.


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