Portal de Eventos do IFRS, I Ciclo de estudos em educação – Seminário da inter-relação teoria e prática em metodologias ativas

Tamanho da fonte: 
O aplicativo Plickers como forma de avaliação da aprendizagem no Ensino Médio Integrado
Deise Caldart Roscioli

Última alteração: 13-11-2019

Resumo


PLickers é um aplicativo educacional disponível gratuitamente para tablets, celulares e computadores. Sua principal função é a de coletar as respostas da turma a uma determinada pergunta, de forma rápida e dinâmica. A principal diferença deste aplicativo com relação a plataformas mais difundidas, como o Kahoot!, é a possibilidade de coleta ótica das respostas em tempo real (através de cartões), fornecendo gráficos individuais e coletivos, o que permite ao professor verificar o nível de entendimento dos estudantes a respeito de um determinado conteúdo. Além disso, apenas os dispositivos utilizados pelo professor necessitam de internet para seu funcionamento, reduzindo a probabilidade de contratempos encontrados em outros aplicativos nos quais todos os alunos necessitam de celular e internet para poderem jogar. No presente trabalho será apresentado um relato de experiência de uso do aplicativo Plickers, com uma turma de segundo ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão, na disciplina de Língua Portuguesa II. A primeira etapa envolve o cadastro da turma no aplicativo, feito pela professora, onde cada aluno recebe um número, que é associado ao seu nome, em ordem de chamada. Após, é feito o cadastro das perguntas no aplicativo, com opções de questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso. Além dessas opções, o aplicativo também possibilita a inserção de perguntas sem resposta certa ou errada, apenas como forma de pesquisa ou para feedback das aulas. A terceira etapa é a impressão das fichas de cartões resposta, que são disponibilizadas no próprio site do aplicativo. Como é possível cadastrar diversas turmas e os números serão vinculados a diferentes alunos, é recomendável plastificar os cartões, para que tenham maior durabilidade. Já em sala de aula, o professor precisa acessar o site do aplicativo, fazer login em sua conta e projetar no quadro as perguntas. Para cada uma delas, os alunos devem mostrar o cartão com o lado da opção correspondente voltado para cima. Ao fazerem isso, o professor utiliza seu celular ou tablete, também logados em sua conta, para escanear as respostas dos alunos. Conforme escaneia, o professor consegue verificar a resposta de cada um dos alunos e, após todos terem respondido, é possível verificar a resposta correta e os percentuais de acerto da turma. A experiência do uso deste aplicativo na turma de ensino médio foi bastante proveitosa, pois os alunos ficaram entusiasmados ao conhecerem esta nova forma de avaliação, debateram as respostas e parecem ter se divertido bastante na aula. Além disso, os dados coletados possibilitam ao professor identificar dificuldades, criando estratégias de personalização do ensino; além de fornecer aos alunos uma participação mais ativa no processo, uma vez que eles ficam sabendo de seu desempenho de forma instantânea e podem comparar seu percentual de acertos à média global da turma.


Palavras-chave


Ensino de Línguas; Plickers; Novas Tecnologias

Texto completo: PDF