Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Jogos pedagógicos no ensino da matemática
Andrini de Souza Godoy, Ramone Tramontini

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


O presente resumo retrata a experiência vivenciada sobre o desenvolvimento de jogos aliados ao ensino da matemática no PIBID, através do Subprojeto “Recursos e Práticas Motivadoras e suas Diferentes Formas de Comunicação no Ensino da Matemática”, no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Ibirubá. As experiências foram obtidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana no ano de 2016, com uma turma de 8º ano composta por 16 alunos. Diante do cenário atual da educação brasileira, o desenvolvimento do projeto PIBID se mostra de suma importância, pois engloba práticas e conhecimentos necessários para a construção de saberes tanto para alunos quanto para professores e bolsistas, sendo que a matemática é uma das áreas do conhecimento prioritárias para o desenvolvimento humano pelo fato de que sua linguagem, seus conceitos e métodos são essenciais para muitas outras áreas. Os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática podem ao vivenciar esta realidade desenvolver as ações junto com professores em exercício, favorecendo uma formação apropriada. O trabalho iniciou-se com observações obtendo uma visão geral de como a turma se comporta perante as aulas. Posteriormente, passou-se a ter um contato direto com os discentes através de monitorias e aplicações de atividades, onde foram trabalhados conceitos e conteúdos programáticos da disciplina. A partir desse momento é que vivenciou-se a realidade de cada aluno em particular, conhecendo suas dificuldades. O jogo pedagógico foi o principal recurso utilizado, pois desta forma o aprendizado tornou-se mais prazeroso, além de haver uma troca de conhecimentos e uma maior interação entre professores, alunos e bolsistas. Assim criou-se um ambiente descontraído ao fugir da educação formal, transformando a sala de aula em um espaço mútuo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos educandos a oportunidade de ter pensamentos próprios, críticos e práticos. A participação no programa permitiu conhecer melhor a realidade do Ensino Público de modo geral e do Ensino de Matemática em particular e, a partir daí, identificar problemas, pesquisar e propor modificações, assumir compromissos, desenvolver e compartilhar saberes matemáticos e pedagógicos entre si e com supervisores e ainda, criar materiais didáticos. Tendo em vista o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos até o presente momento, observa-se que o Programa proporciona uma importante experiência, promovendo uma formação acadêmica ampla e de qualidade, oportunizando a certeza de um futuro docente com bases sólidas e melhor preparo para os desafios da educação brasileira.

 


Palavras-chave


PIBID; Ensino; Jogos pedagógicos

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