Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Olimpíada de matemática: descobrindo novos talentos
Mariane Macedo Mascarello

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


As olimpíadas do conhecimento são uma importante ferramenta de estímulo para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos em uma determinada área. No campus Caixas do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é diferente. Os estudantes têm participado anualmente de várias olimpíadas do conhecimento, especialmente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na qual vem conquistando muitas premiações. Em 2014, tivemos dois alunos agraciados com medalha de prata e sete com certificados de menção honrosa. Já em 2015, esse quantitativo passou para um medalhista de prata, dois medalhistas de bronze e 16 alunos certificados com menção honrosa. Nesse contexto, o projeto Olimpíada de Matemática: descobrindo novos talentos visa estimular os estudantes matriculados nos cursos técnicos diurnos integrados ao Ensino Médio do campus, a ampliarem o seu conhecimento matemático, estabelecendo conexões com situações do cotidiano ou entre os próprios conceitos teóricos pertinentes a essa ciência exata, com o objetivo de melhorar o seu desempenho na prova. Além disso, quer oportunizar à licencianda do curso de Licenciatura em Matemática, bolsista do projeto, uma vivência da prática docente. Para tanto, realizam-se encontros semanais com duração de 2 horas cada, um no turno da manhã e outro no turno da tarde, nas dependências do campus. A proposta do projeto é explorar as questões das provas anteriores da olimpíada de matemática e abordá-las de maneira geométrica e/ou analiticamente, compreendendo as especificidades das questões, resolver situações-problema a fim despertar nos estudantes um interesse maior pela matemática, promover um espaço de discussão em que alunos e professor interajam de modo a produzir saberes, reconhecer suas dificuldades e esforçar-se para superá-las. Os assuntos abordados foram definidos de acordo com as temáticas contempladas nas provas. Optou-se por iniciar os encontros trabalhando com análise combinatória e probabilidade, seguidos das abordagens sobre aritmética, geometria, funções, entre outras. Participam do projeto em torno de 14 estudantes. As aulas são planejadas de maneira que os estudantes dialoguem sobre seus raciocínios e os explicitem de forma oral ou escrita.  Além de ser um espaço de aprendizagem para os estudantes vinculados ao Ensino Médio, também se configura como uma oportunidade para a licencianda ter uma experiência como docente, podendo elaborar diferentes formas para instigar o raciocínio dos alunos e experienciar diversas metodologias de ensino, utilizando os conhecimentos específicos da matemática com aportes pedagógicos como materiais concretos, contribuindo para sua formação inicial.As olimpíadas do conhecimento são uma importante ferramenta de estímulo para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos em uma determinada área. No campus Caixas do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é diferente. Os estudantes têm participado anualmente de várias olimpíadas do conhecimento, especialmente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na qual vem conquistando muitas premiações. Em 2014, tivemos dois alunos agraciados com medalha de prata e sete com certificados de menção honrosa. Já em 2015, esse quantitativo passou para um medalhista de prata, dois medalhistas de bronze e 16 alunos certificados com menção honrosa. Nesse contexto, o projeto Olimpíada de Matemática: descobrindo novos talentos visa estimular os estudantes matriculados nos cursos técnicos diurnos integrados ao Ensino Médio do campus, a ampliarem o seu conhecimento matemático, estabelecendo conexões com situações do cotidiano ou entre os próprios conceitos teóricos pertinentes a essa ciência exata, com o objetivo de melhorar o seu desempenho na prova. Além disso, quer oportunizar à licencianda do curso de Licenciatura em Matemática, bolsista do projeto, uma vivência da prática docente. Para tanto, realizam-se encontros semanais com duração de 2 horas cada, um no turno da manhã e outro no turno da tarde, nas dependências do campus. A proposta do projeto é explorar as questões das provas anteriores da olimpíada de matemática e abordá-las de maneira geométrica e/ou analiticamente, compreendendo as especificidades das questões, resolver situações-problema a fim despertar nos estudantes um interesse maior pela matemática, promover um espaço de discussão em que alunos e professor interajam de modo a produzir saberes, reconhecer suas dificuldades e esforçar-se para superá-las. Os assuntos abordados foram definidos de acordo com as temáticas contempladas nas provas. Optou-se por iniciar os encontros trabalhando com análise combinatória e probabilidade, seguidos das abordagens sobre aritmética, geometria, funções, entre outras. Participam do projeto em torno de 14 estudantes. As aulas são planejadas de maneira que os estudantes dialoguem sobre seus raciocínios e os explicitem de forma oral ou escrita.  Além de ser um espaço de aprendizagem para os estudantes vinculados ao Ensino Médio, também se configura como uma oportunidade para a licencianda ter uma experiência como docente, podendo elaborar diferentes formas para instigar o raciocínio dos alunos e experienciar diversas metodologias de ensino, utilizando os conhecimentos específicos da matemática com aportes pedagógicos como materiais concretos, contribuindo para sua formação inicialAs olimpíadas do conhecimento são uma importante ferramenta de estímulo para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos em uma determinada área. No campus Caixas do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) não é diferente. Os estudantes têm participado anualmente de várias olimpíadas do conhecimento, especialmente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, na qual vem conquistando muitas premiações. Em 2014, tivemos dois alunos agraciados com medalha de prata e sete com certificados de menção honrosa. Já em 2015, esse quantitativo passou para um medalhista de prata, dois medalhistas de bronze e 16 alunos certificados com menção honrosa. Nesse contexto, o projeto Olimpíada de Matemática: descobrindo novos talentos visa estimular os estudantes matriculados nos cursos técnicos diurnos integrados ao Ensino Médio do campus, a ampliarem o seu conhecimento matemático, estabelecendo conexões com situações do cotidiano ou entre os próprios conceitos teóricos pertinentes a essa ciência exata, com o objetivo de melhorar o seu desempenho na prova. Além disso, quer oportunizar à licencianda do curso de Licenciatura em Matemática, bolsista do projeto, uma vivência da prática docente. Para tanto, realizam-se encontros semanais com duração de 2 horas cada, um no turno da manhã e outro no turno da tarde, nas dependências do campus. A proposta do projeto é explorar as questões das provas anteriores da olimpíada de matemática e abordá-las de maneira geométrica e/ou analiticamente, compreendendo as especificidades das questões, resolver situações-problema a fim despertar nos estudantes um interesse maior pela matemática, promover um espaço de discussão em que alunos e professor interajam de modo a produzir saberes, reconhecer suas dificuldades e esforçar-se para superá-las. Os assuntos abordados foram definidos de acordo com as temáticas contempladas nas provas. Optou-se por iniciar os encontros trabalhando com análise combinatória e probabilidade, seguidos das abordagens sobre aritmética, geometria, funções, entre outras. Participam do projeto em torno de 14 estudantes. As aulas são planejadas de maneira que os estudantes dialoguem sobre seus raciocínios e os explicitem de forma oral ou escrita. Além de ser um espaço de aprendizagem para os estudantes vinculados ao Ensino Médio, também se configura como uma oportunidade para a licencianda ter uma experiência como docente, podendo elaborar diferentes formas para instigar o raciocínio dos alunos e experienciar diversas metodologias de ensino, utilizando os conhecimentos específicos da matemática com aportes pedagógicos como materiais concretos, contribuindo para sua formação inicial

Palavras-chave


Matemática; Olimpíada do conhecimento; Docência

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