Última alteração: 27-10-2016
Resumo
Dentre os desafios que o IFRS se propõe, um dos principais é o de formar profissionais capazes de lidar com conhecimentos científicos, tecnológicos e profissionais de forma integrada, aplicando-os de modo eficaz na sociedade em geral, bem como no mundo do trabalho. Partindo desta alegação, entre os objetivos do IFRS, destacam-se a integração do ensino técnico de nível médio com o ensino básico, ofertado pela instituição, que deve existir na sua forma prática, e a verticalização para o ensino superior. Neste contexto, surge o projeto de ensino do IFRS – Campus Canoas “Integração: construindo espaços de articulação e interação para a transformação de práticas no ensino médio integrado” com o intuito de construir, juntamente aos servidores da instituição, práticas integradoras contextualizadas à realidade da comunidade do Campus. Surge, em contrapartida, o seguinte questionamento: como se pode organizar um currículo integrado, considerando as características específicas do contexto onde ele será desenvolvido, sem ignorar a complexidade da proposição de integração? Para o planejamento e execução das práticas integradoras, tem-se pesquisado, em documentos e publicações, práticas de integração curriculares em geral e especificamente no ensino médio integrado. Por meio destas pesquisas, busca-se planejar e desenvolver ações de formação continuada, que visam incentivar a construção de práticas integradoras, de estratégias metodológicas de integração e a realização de ações de integração com os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS – Campus Canoas. Este projeto está sendo desenvolvido como uma proposta qualitativa. No primeiro momento, foi realizada a análise de artigos que têm como proposta a elaboração de práticas de caráter interdisciplinar, juntamente aos servidores da instituição. Foram selecionados dez artigos, disponibilizados para os servidores participantes do projeto para maior apropriação e discussão da temática. Posteriormente, realizaram-se encontros com o objeto de construir uma proposta inicial para ser aplica em um curso de ensino técnico integrado ao ensino médio do Campus. Foram realizados diversos encontros, que deram andamento à discussão e planejamento das práticas de integração. A integração curricular visa à formação humanística do aluno, tornando a formação básica inseparável da profissional e social e exigindo a construção imediata e eloquente de práticas integradoras, o que ratifica o desafio e a importância da proposta de ensino integrado do IFRS quanto ao ensino das disciplinas consubstanciado com o contexto social do aluno.