Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Clube de eletrônica – Campus Restinga
Escila Fagundes Lopes, Paulo Lindenmeyer

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Essa ideia visa criar um espaço no qual os estudantes iniciantes no curso de eletrônica do IFRS Campus Restinga possam ter uma expansão de seus conhecimentos na área da eletrônica através de atividades práticas e de fácil compreensão. Nestas atividades são apresentados conhecimentos sobre componentes eletrônicos, desenvolvimento de circuitos simples, e atividades práticas com softwares de desenho de placas de circuito impresso como o Multisim. Todo o planejamento do clube é realizado pelos professores responsáveis e bolsista, tendo em mente a inclusão dos estudantes na vida acadêmica, curiosidade técnico-científica e estímulo a autonomia na aprendizagem. O desenvolvimento de projetos com os alunos é um dos focos do clube, possibilitando que eles utilizam na prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas teóricas. Um dos papéis do bolsista é orientar os alunos e ajudar no desenvolvimento das atividades semanais do clube, e auxiliar os coordenadores a desenvolver projetos que auxiliam na aprendizagem dos alunos, como dispositivos para experimentos práticos que auxiliam a compreensão de conceitos gerais da eletrônica básica. A organização do espaço utilizado nas atividades também é uma das tarefas do bolsista, separando e organizando materiais e ferramentas para todas as atividades mantendo espaço organizado e com fácil acesso a todos os participantes. Em atividade paralela aos encontros do clube são realizadas organizações de componentes através de um banco de dados e são disponibilizadas placas, para desenvolvimento de projetos dos alunos do Campus Restinga, visando assim instigar os alunos a terem uma participação mais ativa no curso de eletrônica fora dos horários de aula.


Palavras-chave


Aprendizado; Eletrônica; Integração

Texto completo: PDF