Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Estudo de viabilidade econômica de implantação de cooperativa-escola no IFRS Campus Vacaria
Elisandro Silva dos Santos, Daiane Gonçalves de Carvalho, Lidiane Borges Dias de Moraes

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O Cooperativismo consagra os princípios fundamentais de liberdade humana, apoiado por um sistema de participação permanente e com a necessidade de formas de organização social para a solução de problemas econômicos. Através da organização autogestionada de pessoas para a produção e promoção de uma rede econômica voltada ao trabalho solidário, surge à proposta de desenvolvimento de um estudo de viabilidade econômica para a implantação de uma cooperativa-escola no IFRS campus Vacaria. Devido ao fato do campus estar em processo de implantação existem demandas dos alunos a serem supridas que, através do cooperativismo, é possível atender. Além de promover o desenvolvimento de atividades econômicas sem fins lucrativos, a cooperativa-escola promove a integração social em prol de interesses comuns aos estudantes como a possibilidade de aquisição coletiva de materiais didáticos, técnicos, uniformes, equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e/ou individual e (EPIs) para as aulas práticas, a comercialização de produtos olerícolas excedentes da horta e a disponibilização de uma lanchonete nas dependências da Instituição. Buscar a ação simultânea e coletiva com outros agentes para o mesmo fim ou propósito é o que caracteriza o cooperativismo. O estudo visa contribuir com as atividades de aprendizado na formação profissional dos estudantes, através da análise de todos os procedimentos pertinentes para a estruturação da cooperativa escolar e incentivar os discentes ao exercícios de ações de cooperação e empreendedorismo, contribuindo de forma pedagógica no aprendizado. O levantamento de dados, análise e a compilação de informações consistem em pesquisas quantitativas, qualitativas e bibliográficas, a realização de visitas técnicas em outros campus do IFRS, participação em eventos da área e, como forma de concretização deste estudo, a produção de um guia de implantação de uma cooperativa-escola. O guia, que está em fase de elaboração, contém um fluxograma detalhado das seguintes informações: Legislação para a criação de uma cooperativa, questões contábeis e jurídicas, análise de viabilidade, composição, assembleia geral, conselho de administração, conselho fiscal, comitê educativo, comissão técnica de apoio e execução (COTAE), definição do(s) professor(es) orientador(es), aspectos administrativos e desenvolvimento das atividades.  As informações do guia servem de subsídio para o projeto a ser implantando, assim como referência para os demais campus que desejarem aderir. Com o desenvolvimento desse projeto os alunos serão capazes de produzir conhecimento sobre como projetar e administrar uma cooperativa, considerando sua viabilidade econômica e o atendimento das necessidades da comunidade escolar.


Palavras-chave


Cooperativa-escola; Educação Profissional; Gestão; Planejamento

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