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A experimentação no ensino de ciências como forma de compreensão do sistema digestório para alunos do ensino fundamental
aline farias de oliveira farias de oliveira

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


Aplicação de releitura de roteiros experimentais com alunos do 5ª ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS) como atividade do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) tem como objetivo dinamizar o aprendizado acerca do Sistema Digestório. A metodologia compreendeu releitura de atividades experimentais, para adequação ao ensino fundamental (anos iniciais) e com o objetivo de aproximar os alunos dos conteúdos teóricos, favorecendo a compreensão pela comparação entre o registro em livros, suas observações e os conhecimentos construídos no cotidiano, em suas rotinas diárias. A atividade da releitura de experimentações contou, entre outras coisas, com a verificação da ação da saliva, a importância da mastigação, a identificação dos sabores na língua, os movimentos peristálticos, a acidez do suco gástrico, a ação detergente da digestão e a quebra de proteínas. Para a construção da proposta, visto ser colocada para alunos entre 9 e 11 anos, do 5º ano, recorreu-se à construção de modelos de corpo humano que permitiam identificar e localizar os órgãos do sistema digestório, bem como comparar as suas formas e os seus tamanhos. Fez-se uso, também, da construção de modelos da arcada dentária com vistas a compreender melhor o seu funcionamento. Os materiais utilizados foram papel pardo, cartolinas e canetas coloridas, assim como materiais reaproveitados para a composição. A construção do conhecimento por parte do aluno desenvolveu-se por meio da organização de grupos; da utilização do método científico para a busca de soluções aos questionamentos e para o reconhecimento e registro dos resultados nos roteiros experimentais; e da realização das atividades lúdicas e troca de ideias entre os grupos de alunos e bolsistas PIBID. A cada apresentação desse roteiro experimental, para o sistema digestório, houve a validação, por parte dos alunos bolsistas PIBID, da proposta e adequações ao público alvo, pois cada aluno aprende de uma forma diferente embora a base de conteúdos seja a mesma para todos. Assim, os resultados são verificados pelo comparativo de ideias prévias e os resultados alcançados após a aplicação da proposta experimental. O que se verificou, conforme os resultados dessa prática experimental, é que os alunos apresentam um melhor entendimento sobre os conteúdos abordados para o sistema digestório e alcançam desempenho diferenciado, pois, além de aprenderem os conceitos científicos, desenvolvem habilidades e competências para a construção dos mesmos por meio das práticas experimentais vinculadas aos seus cotidianos.


Palavras-chave


Experimentação no Ensino de Ciências; Atividades Lúdicas; Práticas Experimentais sobre o Sistema Digestório.

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