Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Aulas práticas no ensino de química do Campus Caxias do Sul
Eduarda Dalmina Galioto, Josimar Vargas

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


No ensino de química, é frequente que os alunos não possuam a oportunidade de aprender na prática toda a teoria que é ensinada. É comum que, mantendo a abordagem do conteúdo apenas nos exercícios teóricos, os alunos criem aversão à disciplina e apresentem dificuldades. Muitos estudos mostram que a prática em um laboratório de química ajuda na compreensão e aprendizado do conteúdo, proporcionando uma ampliação nos horizontes do tema, além de despertar a colaboração entre os alunos, quando os experimentos são realizados em grupo. As práticas de laboratório, quando abordam assuntos cotidianos, fazem mais do que relacionar teoria e prática, são capazes de desenvolver o interesse pela ciência. Faz-se necessário que o estudante entenda todo o processo na elaboração de uma prática, do início ao fim, e compreenda o impacto ambiental desses experimentos para que, com o tempo, haja uma redução dos riscos e correta realização do armazenamento e tratamento dos reagentes. O projeto tem por objetivo levar aos alunos do Campus Caxias do Sul aulas nas quais é possível total entendimento da matéria abordada através de experimentos sobre os assuntos tratados no ensino médio, de acordo com os PPC’s do curso Técnico em Química, padronizando-os corretamente e testando-os previamente às aulas. Os experimentos focam-se nas disciplinas de química orgânica e analítica e são retirados da internet, de livros e bancos de dados. A aplicação das aulas práticas serão acompanhadas pelos bolsistas, tendo por objetivo otimizar o andamento das mesmas e auxiliar o professor, além de sanar as dúvidas referentes a prática. Após isso, os experimentos ficarão armazenados e irão ser utilizados em aulas práticas ministradas pelos professores com ajuda das bolsistas que fornecerão supervisão e orientação para todos os alunos do ensino técnico. Até o momento, foram selecionados e aplicados apenas alguns experimentos, com resultados muito bons. Espera-se que até o final previsto para a bolsa, as bolsistas apresentem mais práticas que poderão ser realizadas nos próximos anos.

Palavras-chave


Ensino de química; Experimentação; Aulas práticas

Texto completo: PDF