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Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz
Última alteração: 13-12-2016
Resumo
A presente atividade desenvolve um espaço de compartilhamento de saberes relacionados à linguagem Java de programação entre estudantes do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS/Campus Osório e do Ensino Politécnico da Escola Albatroz – Osório/RS. A ação justifica-se como forma de oportunizar um espaço de revisão e aprofundamento pelos estudantes no campo de conhecimento que lhes é próprio, bem como impulsionar sua percepção social, mediante a prática cidadã de compartilhamento de saberes com estudantes em vulnerabilidade social oriundos da educação básica pública da instituição vizinha (o que constitui atividade de extensão vinculada e atenta ao eixo institucional de “Inserção Regional” próprio ao IFRS). Ademais, visamos colher como fruto o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Albatroz beneficiados pelo projeto na área
da informática/programação, potencializando, assim, sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Osório em seu processo formativo. Para tanto, em laboratório de informática situado nas instalações do Campus, o projeto estabelece encontros semanais de duas horas de planejamento de atividades voltadas à linguagem Java, seguidas de outras duas horas de atividades práticas ministradas junto aos estudantes da Escola Albatroz. É utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. Igualmente, o projeto estabelece uma parceria com professores de Matemática e Língua Portuguesa do IFRS/Campus Osório, oferecendo aos estudantes envolvidos no projeto horários de estudos nas referidas disciplinas escolares, para que, desta maneira, ministrem grupos de estudos com os estudantes da Escola Albatroz (operando como um curso preparatório para a prova de seleção de ingresso do Curso de Informática do IFRS/Campus Osório). O desenvolvimento atual dos trabalhos permite identificar nos estudantes do IFRS/Campus Osório ligados ao projeto uma apropriação mais concisa de conteúdos propedêuticos elementares ao curso, conjuntamente formados com sua melhor percepção da realidade social em que estão incluídos, o que se mostrou evidente no desenvolvimento progressivo da apreensão intuitiva dos elementos sintáticos programacionais, conferindo clareza e roupagem didática às ementas desenvolvidas. Igualmente, a partir de iniciativas culturais compartilhadas e da adesão dos estudantes da Escola Albatroz beneficiados pelo projeto a eventos do Campus, constatou-se a progressiva redução de antagonismos e a ampliação do sentimento de pertença da instituição pela comunidade à volta.
da informática/programação, potencializando, assim, sua deliberação acerca do ingresso e permanência no IFRS/Campus Osório em seu processo formativo. Para tanto, em laboratório de informática situado nas instalações do Campus, o projeto estabelece encontros semanais de duas horas de planejamento de atividades voltadas à linguagem Java, seguidas de outras duas horas de atividades práticas ministradas junto aos estudantes da Escola Albatroz. É utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de explicação e aplicação dos conceitos envolvidos. Igualmente, o projeto estabelece uma parceria com professores de Matemática e Língua Portuguesa do IFRS/Campus Osório, oferecendo aos estudantes envolvidos no projeto horários de estudos nas referidas disciplinas escolares, para que, desta maneira, ministrem grupos de estudos com os estudantes da Escola Albatroz (operando como um curso preparatório para a prova de seleção de ingresso do Curso de Informática do IFRS/Campus Osório). O desenvolvimento atual dos trabalhos permite identificar nos estudantes do IFRS/Campus Osório ligados ao projeto uma apropriação mais concisa de conteúdos propedêuticos elementares ao curso, conjuntamente formados com sua melhor percepção da realidade social em que estão incluídos, o que se mostrou evidente no desenvolvimento progressivo da apreensão intuitiva dos elementos sintáticos programacionais, conferindo clareza e roupagem didática às ementas desenvolvidas. Igualmente, a partir de iniciativas culturais compartilhadas e da adesão dos estudantes da Escola Albatroz beneficiados pelo projeto a eventos do Campus, constatou-se a progressiva redução de antagonismos e a ampliação do sentimento de pertença da instituição pela comunidade à volta.
Palavras-chave
Programação; Linguagem Java; Lógica-proposicional; Cidadania.
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