Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Laboratórios de Ensinagens
Evelin Pinto da Luz, Derick Araújo Corso, Helen Rodrigues Cardoso

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


Os Institutos Federais surgem num contexto social de universalização da educação escolar, em que um dos desafios é garantir as condições para a permanência e para o êxito no percurso formativo dos alunos (Política de Ações Afirmativas, IFRS). O Campus Restinga atende a comunidade do Bairro Restinga e arredores, em uma área conhecida por apresentar altos índices de criminalidade e violência. Seus moradores, não raro, estão expostos a situações que configuram considerável vulnerabilidade social. O acesso aos cursos oferecidos pelo Campus já é considerado uma conquista pelos alunos. Mas é preciso atenção às vivências e às relações que se estabelecem no ambiente escolar de maneira a consolidar a permanência qualificada dos estudantes – a participação nas atividades escolares, com resultados satisfatórios e avanços construção do conhecimento. De forma geral, percebem-se nos alunos do primeiro ano do ensino médio vivências e caminhadas escolares muito diversas e com algumas defasagens em seu processo de construção do conhecimento. Dessa maneira, é imprescindível que os professores possam revisitar suas ensinagens, proporcionando espaços em que o ensino e a aprendizagem sejam ressignificados. Assim, surge o Projeto de Ensino Laboratórios de Ensinagens que tem por objetivo proporcionar aos professores e aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Campus Restinga um espaço acadêmico de estudo, experienciação e (re)estruturação dos processos de ensinagem e aprendizagem, a partir de uma ótica integradora. Trata-se de trabalhar o conhecimento de diferentes formas, privilegiando uso de jogos e desafios. Em 2016, foram implantados os Laboratórios de Ensinagens de Leitura & Escrita e Matemática. Em cada encontro, os alunos encaminhados pelos professores são desafiados em suas dificuldades e instigados a superá-las. Para que o trabalho seja mais individualizado e atenda as especificidades de cada um, os alunos são atendidos em grupos de, no máximo cinco pessoas, em que se retoma os conceitos básicos de linguística e da matemática (que fundamenta os conhecimentos do Ensino Médio trabalhados em sala de aula). Os alunos vêm demonstrando interesse nos encontros dos Laboratórios e nas formas alternativas de trabalho pedagógico usadas. A evasão escolar muitas vezes se dá em função dos obstáculos enfrentados pelos estudantes em seu processo de aprendizagem. O Laboratórios de Ensinagens espera contribuir para atenuar tais dificuldades e, assim diminuir a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio do Campus Restinga e contribuir na redução da baixa produtividade acadêmica.


Palavras-chave


Aprendizagem; Inclusão Educacional; Ensino Médio

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