Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
(Re)criando através da (re)escrita: incentivo à criação literária no espaço escolar
Eduarda Costa Brito

Última alteração: 27-10-2016

Resumo


Nos dias de hoje, a tecnologia se faz presente no cotidiano dos jovens, fato este que relega a um segundo plano o hábito de ler e escrever textos de cunho literário. Em razão disso, a busca por alternativas que aproximem o aluno da literatura contemporânea é de suma importância para o desenvolvimento do pensamento crítico. Com intuito de aprimorar este processo, o projetode Ensino “(Re)criando através da (re)escrita: oficinas de produção literária” tem como objetivo promover os hábitos de leitura e escrita em meio ao corpo discente dos Cursos Técnicos e Superiores do IFRS Canoas e transformaro aluno-leitor em leitor-escritor.A produção literária no ambiente escolar permite desenvolver a criatividade e a intimidade com a língua materna dos estudantes. Em maio, junho e julho de 2016, ocorreram leituras teóricas sobre os gêneros “crônica” e Haikai e debates de textos escolhidos como os de Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, entre outros, com a orientadora e no mês de agosto iniciaram-se os encontros direcionados aos alunos dos cursos técnicos e superiores do campus. A dinâmica dos encontros semanais, denominados “Oficinas de Crônica” e “Oficinas de Haikai”, ocorre de maneira interativa,nos quais as bolsistas apresentamcrônicas e poesia sintética japonesa – Haikai – dos mais variados autores aos alunos e,a partir daleitura,eles são instigados a analisar e manifestarsua opinião a respeito de aspectos próprios de cada gênero. Os participantes, a partir disso, são estimulados a escreverem seus textos com tema de livre escolha. A complexidade e exigência na escrita e reescrita dos textos produzidos serão aumentadas gradualmente. Já é perceptível o crescimento dosgruposem relação aos posicionamentos e conclusões com maior apropriação e desenvoltura. Sendo assim, com osresultados obtidos até o momento, é possível avaliar queatravés do contato com textos curtos como as crônicas e os Haikais, os quais estão em consonância com os novos processos contemporâneos que primam pela rapidez em todos os campos da vida moderna, os alunos participantesapreciam a leitura e começam a deitar suas ideias ao papel de forma a também refletirem criticamente sobre fatos e acontecimentos do seu dia a dia ou poetizarem instantes.


Palavras-chave


Palavras-chave: Produção literária; Escrita; Crônica.

Texto completo: PDF