Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Núcleo de Música IFRS - Sertão
Felipe Alvares

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O  “Núcleo  de  Música  IFRS-Sertão”  é  um  projeto  de  ensino  com  a  proposta  de  desenvolver atividades  no  âmbito  da  educação  musical  no  Instituto  Federal  do  Rio  Grande  do  Sul  – Campus  Sertão.  Primeiramente,  esta  ação  se  justifica  pelo  fato  de  atender  a  uma  demanda gerada  inicialmente  pela  LDB  9394/96  e  reforçada  pela  Lei  11.769/08,  que  torna  obrigatório o  conteúdo  de  música  nas  escolas  de  Ensino  Básico.  Além  disso,  os  benefícios educacionais  que  as  práticas  em  educação  musical  podem  proporcionar,  têm  contribuído  de modo  significativo  no  atendimento  de  alunos  após  os  horários  de  aula,  uma  vez  que  o Campus  Sertão  possui  regime  de  internato.  Neste  sentido,  o  presente  projeto  se  justifica  por apresentar  atividades  de  ensino  em  música  que  articulam  entretenimento  e  educação.  O objetivo  do  Núcleo  de  Música  é  promover  ações  de  consolidação  da  área  da  educação musical,  proporcionando  aos  estudantes  experiências  de  execução  e  criação  musical,  bem como  o  estudo  teórico  da  música.  O  projeto  também  busca  estimular  novas  experiências com  a  música  e  com  a  arte,  buscando  uma  formação  de  discentes  mais  críticos  em  relação à  diversidade  musical  e  suas  relações  com  os  diferentes  contextos  sociais  e  culturais.  O projeto  é  desenvolvido  através  de  oficinas  de  música  (teóricas  e  práticas),  da  prática  de conjunto  orientada  (ensaios  de  repertórios  de  grupos  musicais)  e  da  organização  e execução  de  apresentações  musicais,  realizadas  no  Campus  e  em  espaços  externos  por alunos  e  servidores.  Como  resultados  parciais  constata-se  que  além  de  promover  eventos com  apresentações  musicais  e  a  realização  oficinas  de  música  à  comunidade  acadêmica, este  projeto  de  ensino  dispõe  de  um  estúdio  para  ensaios  de  alunos,  com  a  supervisão  por um  aluno  bolsista  com  experiência  na  área  da  música.  Através  das  ações  desenvolvidas  por este  projeto  está  sendo  possível  criar  espaços  e  oportunidades  para  diversas  manifestações e  projetos  culturais  do  Rio  Grande  do  Sul,  e  também  promover  um  contexto  de  integração entre  as  diversas  linguagens  regionais,  uma  vez  que  há  um  crescente  ingresso  de  alunos  de outros  estados  brasileiros,  que  trazem  consigo  uma  bagagem  cultural  própria,  estimulando  a integração entre as diversas realidades que formam pluralidade cultural de nosso país.

Palavras-chave


Educação; Educação Musical; Música

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