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Núcleo de Música IFRS - Sertão
Última alteração: 31-10-2016
Resumo
O “Núcleo de Música IFRS-Sertão” é um projeto de ensino com a proposta de desenvolver atividades no âmbito da educação musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Primeiramente, esta ação se justifica pelo fato de atender a uma demanda gerada inicialmente pela LDB 9394/96 e reforçada pela Lei 11.769/08, que torna obrigatório o conteúdo de música nas escolas de Ensino Básico. Além disso, os benefícios educacionais que as práticas em educação musical podem proporcionar, têm contribuído de modo significativo no atendimento de alunos após os horários de aula, uma vez que o Campus Sertão possui regime de internato. Neste sentido, o presente projeto se justifica por apresentar atividades de ensino em música que articulam entretenimento e educação. O objetivo do Núcleo de Música é promover ações de consolidação da área da educação musical, proporcionando aos estudantes experiências de execução e criação musical, bem como o estudo teórico da música. O projeto também busca estimular novas experiências com a música e com a arte, buscando uma formação de discentes mais críticos em relação à diversidade musical e suas relações com os diferentes contextos sociais e culturais. O projeto é desenvolvido através de oficinas de música (teóricas e práticas), da prática de conjunto orientada (ensaios de repertórios de grupos musicais) e da organização e execução de apresentações musicais, realizadas no Campus e em espaços externos por alunos e servidores. Como resultados parciais constata-se que além de promover eventos com apresentações musicais e a realização oficinas de música à comunidade acadêmica, este projeto de ensino dispõe de um estúdio para ensaios de alunos, com a supervisão por um aluno bolsista com experiência na área da música. Através das ações desenvolvidas por este projeto está sendo possível criar espaços e oportunidades para diversas manifestações e projetos culturais do Rio Grande do Sul, e também promover um contexto de integração entre as diversas linguagens regionais, uma vez que há um crescente ingresso de alunos de outros estados brasileiros, que trazem consigo uma bagagem cultural própria, estimulando a integração entre as diversas realidades que formam pluralidade cultural de nosso país.
Palavras-chave
Educação; Educação Musical; Música
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