Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Oficinas de escrita
Raquel Santos Viana, Luciana Delgado da Silva

Última alteração: 31-10-2016

Resumo


O projeto Oficinas de Escrita promove espaços de escrita extraclasse, buscando o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes do IFRS Campus Alvorada. Os alunos vivenciam experiências de escrita que atravessam o trabalho desenvolvido pelos profissionais de todas as áreas (artigos, resumos, relatórios, produção artística, trabalhos diversos). São frequentes os relatos – de discentes e docentes - de dificuldades apresentadas, que acabam refletidas nas variadas atividades escolares, justificando e motivando projetos como o nosso.  Para além da natureza prática de melhoria da produção constituída a partir dessas demandas, está a oportunidade de exercer um papel protagonista na reflexão sobre a própria aprendizagem através do ato de escrever. Nosso principal objetivo é contribuir com a formação integral dos alunos no que diz respeito às práticas escolares de usos da escrita. Iniciamos o trabalho entrevistando os professores sobre as produções realizadas, o diagnóstico das turmas e as realizações futuras. A partir disso, as oficinas são desenvolvidas em encontros periódicos em que os participantes e o ministrante definem, em conjunto, as atividades de interesse (escrita criativa, escrita técnica, etc.), o período destinado à realização e as formas de avaliação. A dinâmica dos encontros intercala discussões teóricas e práticas relacionadas à produção textual dos participantes, passando pelos processos de escrita e reescrita orientada. A análise dos resultados obtidos é debatida por todos. Até o momento, percebemos que o trabalho tem contribuído para o entendimento da incompletude e constante transformação do ato de ler e (re)escrever os próprios textos e dos ganhos advindos dessa prática: clareza, coerência, coesão, originalidade e correção. A produção de escrita criativa vai além, trazendo o prazer e o encantamento com a criação artística individual e coletiva. Ressaltamos, ao concluir, o nosso compromisso com o trabalho interdisciplinar de qualificação de hábitos de escrita, motivando ações integradas entre turmas, componentes curriculares e outros projetos de ensino, pesquisa e extensão. A equipe pretende reunir em forma de livro a produção selecionada pelos participantes.

Palavras-chave


Escrita; Letramento; Protagonismo estudantil

Texto completo: PDF