Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Wikipédia: uma possibilidade para o ensino de matemática
Vinícius Weite Thomé, Franciele da Rocha Krein, Eduardo Felipe Ferreira de Araújo, Eduardo Meliga Pompermayer

Última alteração: 13-12-2016

Resumo


A Wikipédia é um projeto de enciclopédia online, multilíngue e colaborativa, na qual é possível encontrar artigos sobre todas as áreas do conhecimento. A grande diferença entre a Wikipédia e as outras enciclopédias é seu formato colaborativo e livre, que permite que os próprios usuários trabalhem na manutenção dos artigos. Porém essa liberdade de edição dos artigos faz com que muitos destes estejam com ausência de conteúdo, erros conceituais ou pouca fundamentação teórica, sem falar que há conteúdos que ainda não possuem artigos. Esse projeto surgiu visando à diminuição desses problemas. Sendo assim, o objetivo do projeto é criar a maior quantidade de artigos e verbetes da Wikipédia, além de revisar, corrigir, ampliar e aprimorar artigos já existentes, todos referentes a tópicos matemáticos e, através dessas edições, possibilitar que alunos da Licenciatura em Matemática aprofundem seus conhecimentos e desenvolvam sua capacidade de análise crítica da linguagem matemática. Para isso os bolsistas e o orientador realizam reuniões semanais em que discutem o conteúdo dos artigos a serem editados e cada um apresenta as edições feitas durante a semana. Essas edições passam por revisões do orientador  para que possam ser feitas as devidas correções, caso sejam necessárias, para que então possam ser validadas e enviadas à Wikipédia, qualificando os artigos. Isso faz com que haja um ciclo positivo e contínuo de obtenção de conhecimentos matemáticos, auxiliando na formação dos futuros professores de matemática e compartilhando o conhecimento obtido com qualquer pessoa conectada à rede mundial de computadores. A avaliação do projeto é feita com base na qualidade e quantidade de artigos editados. Iniciado em setembro de 2015, o projeto está em seu segundo ano e conta com três bolsistas. Neste ano foi adicionado mais de 70.000 caracteres em oito artigos, onde damos destaque à criação do artigo “Triângulo Isósceles” e às edições feitas em tópicos de geometria, trigonometria e conjuntos numéricos. Na maioria desses casos os artigos foram completamente editados e remodelados, pois estavam com carência de conteúdo ou mal escritos. Outro resultado importante conseguido é o aprofundamento conceitual dos bolsistas, o que é de vital importância para sua formação. Com isso em mente, consideramos que o projeto tem sido bem sucedido, e a perspectiva é que se continue editando e criando artigos na Wikipédia, para que o site possa ser um referencial para pesquisa em todos os níveis de educação.


Palavras-chave


Wikipédia; Ensino de matemática; Formação de professores

Texto completo: PDF