Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Direitos humanos: história, gênero e diversidades
Ezequiel Nunes Pires, Carolina Salgado de Souza, Luisa Eduardo Sarmento, Kathlen Luana de Oliveira

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


A Educação em Direitos Humanos está fundamentada na formação ética, crítica e política do indivíduo. De um lado, há a formação ética aliada a preceitos subjetivos: dignidade da pessoa, liberdade, justiça, paz, igualdade; de outro, há a formação crítica que implica no desenvolvimento de juízo de valores diante dos cenários cultural, político, econômico e social; e, ainda, há a formação política que demanda a transformação, promove o empoderamento, compreendido como a emancipação dos indivíduos para que eles próprios tenham possibilidade de desconstruir lógicas de violência que perpassam nossas coletividades. O projeto “Direitos humanos: história, gênero e diversidades” consiste em ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem na consciência de direitos e na compreensão de violências e violações existentes no cenário brasileiro. No primeiro momento, parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional e envolvendo lutas pela cidadania; noutro momento, traz especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero e, em um terceiro momento, busca atender propostas do Plano Nacional de Direitos Humanos, fomentando aprofundamentos teóricos que se concretizam em ações pedagógicas como debates, oficinas e produções textuais. Nesse sentido, para além da “sala de aula”, este projeto quer propor relações de ensino-aprendizagem que se constroem enquanto pesquisa e aprofundamento da temática, enquanto ações de interação e atividades que possibilitem a experiência dos direitos humanos não apenas como um conteúdo, mas também como parte integrante na constituição dos sujeitos. Deseja, ainda, apropriar-se de fundamentos epistemológicos sobre direitos humanos, construindo experiências educativas no contexto do IFRS no Campus Osório, fomentando a consciência crítica na relação de direitos, igualdade e cidadania. Problematizar os conflitos, violências, violações e lutas por direito, demonstrou-se como uma atividade que rompe com segmentações de conteúdos. Com o andamento do projeto foi identificada uma dificuldade, a que diz respeito à apropriação do referencial teórico disponível no campo dos direitos humanos. Ainda, o projeto tem atingido seus objetivos, como o da promoção de debates sobre os temas trabalhados, estimulando uma visão crítica acerca dos direitos humanos. Identificamos, como resultados parciais, que as problematizações que surgiram da demanda discente fomentaram o projeto a concentrar-se nas questões de racismo e sexismo/gênero. Assim como as ações realizadas possibilitaram perceber que são debates que envolvem conflitos e desconstrução de (pre)conceitos ao mesmo tempo em que a participação discente indica a relevância dessas temáticas nos processos de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Direitos humanos; Ensino-aprendizagem; Conscientização

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