Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Biomas brasileiros: Conhecer para preservar
Charles Ritta Rodrigues, Carla Naujorks Pereira, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


No Brasil temos uma das maiores biodiversidades registradas para o planeta. Isto é possível pelo elevado número de biomas que possibilitam uma fauna e flora biodiversa. Para maior aprendizagem dos alunos do curso técnico em meio ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) Campus Viamão sobre as características e funcionamento dos biomas brasileiros realizou-se, periodicamente, através de oficinas sobre os biomas brasileiros, construção de maquetes para cada bioma através de grupos de trabalho. Esta ação objetivou-se possibilitar que futuros técnicos ambientais protagonizem atitudes positivas na conservação ambiental. A construção das maquetes auxiliou a compreensão da complexidade destes ambientes e pode auxiliar na multiplicação de ações à educação ambiental, quando do exercício profissional como técnicos ambientais. Acredita-se que para o ensino de educação ambiental é importante à utilização, pelos alunos, de materiais e instrumentos que possam ser inseridos numa perspectiva de atividade prática, desenvolvida paralelamente com a teoria, pois em determinados momentos, a teoria pode ser tão abstrata e complexa que este aluno pode fazer representações dissociadas da realidade. Neste sentido é que estamos desenvolvendo este projeto de ensino, considerando a necessidade dos alunos em aprofundar conhecimentos relativos aos biomas brasileiros e possibilitá-los na construção e utilização de roteiros didáticos de experimentos em seus turnos e contra turnos de aulas. O projeto esta comtemplando a turma de Técnico em Meio Ambiente do segundo semestre diretamente, e já foi possível apresentar seus trabalhos através da mostra de trabalhos no IFRS Campus Viamão, onde se observou a facilidade de compreensão dos biomas pelos participantes e convidados entre eles discentes e servidores do Campus. Dando continuidade ao estudo dos biomas, em especial o bioma pampa foi proposto à turma o desafio da construção de uma trilha interpretativa nas dependências do Campus, como forma de exercitar ações de educação ambiental, na perspectiva de ampliar à comunidade acadêmica e externa a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade local, enfatizando conceitos relacionados ao bioma pampa e possibilitando uma reflexão para a conservação ambiental. Assim, podemos considerar que o projeto esta tendo uma grande valia, pois os alunos têm conseguido desenvolver além de uma consciência mais critica de conservação ambiental e sua importância, as ações desenvolvidas são muito bem recebidas pelos mesmos, tendo uma melhor apreensão do conteúdo utilizando-se da práxis para facilitar essas ações.


Palavras-chave


Educação Ambiental. Bioma. Flora. Preservação.

Texto completo: PDF