Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Rodas de Conversas: Ao vivo e com muitas cores
Eduarda Cardozo da Silva, Caio de Mello Mocelin, Denirio Itamar Lopes Marques

Última alteração: 13-12-2016

Resumo


Com uma metodologia dialógica denominada rodas de conversas buscou-se desenvolver junto a comunidade acadêmica a reflexão de importantes práticas grupais no fortalecimento da cidadania, do debate e da construção coletiva de soluções para as temáticas emergentes em relação a meio ambiente, ética, sexualidade e gênero, saúde, pluralidade cultural, trabalho e cidadania a partir de Durante o período letivo de junho a setembro de 2016 realizou-se encontros, sempre às terças-feiras. Para cada encontro elegeu-se uma temática, dentre as elencadas acima, onde se debateu por um ou mais mediador (es), onde preparou-se uma pesquisas prévia do tema com objetivo de introdução ao debate, para cada roda de conversa. A divulgação do projeto tem sido divulgada por meios de folders e publicação via redes sociais. Foi criado um mural com a intensão de ter avaliações qualitativas para o enriquecimento de ideias para o projeto. Assim, para os encontros escolheu-se uma sala de aula disponível do Campus Viamão e com uma disposição das cadeiras em roda, junto à harmonia do ambiente usou-se de recursos da partilha de chimarrão e outras guloseimas. Todas as ações do projeto foram realizadas pelos bolsistas e professor orientador, visando o desenvolvimento do aprimoramento do saber crítico de cada participante. Os participantes foram discentes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Viamão, onde os participantes demonstraram muito interesse e participação sobre os temas abordados, onde se ressalta uma crescente no número de participantes em cada evento, onde todos registram uma escassez de espaços como estes para o diálogo e exposição de ideias. Tivemos como dificuldades o deslocamento do publico a roda, para os participantes do diurno devido ao transporte, para os noturnos devido aos compromissos profissionais durante o dia. Ao desenvolver as atividades do projeto oportuniza-se a construção de saberes sobre a linguagem, a escrita e o enriquecimento de vocabulário. Também há uma relação direta com as temáticas e formação técnica dos alunos, quando da apropriação de novos olhares sobre os seus temas de preferências e habilitações. As rodas de conversas, como o nome já aborda, são simples e despretensiosas, mas muito eficazes. São basicamente conversas entre alunos e servidores, mas que com seu direcionamento temático possibilitam que os participantes possam adquirir conhecimento num curto espaço de tempo, o que contribui para a formação de leitores e criação de argumentação e posicionamento crítico.

Palavras-chave


Diálogos. Integração. Pluralidade. Aprendizagem. Interatividade.

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