Última alteração: 27-10-2016
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão – localizado em Engenheiro Luís Englert, distrito do município de Sertão, possui diversas paisagens naturais e/ou culturais que ainda não foram suficientemente apropriadas por parte da comunidade acadêmica, enquanto espaço de expressão artística/visual de ideias, pensamentos e visões de mundo. O projeto "Sertanearte" justifica-se pela necessidade de promover a apropriação sócio-política por parte da comunidade acadêmica dessas paisagens, tendo como principal objetivo a realização de oficinas de intervenção artística. A metodologia utilizada nas oficinas envolveu três momentos: contextualização e apreciação estética de intervenções artísticas (conceito, principais tendências, artistas e grupos); realização de intervenções artísticas no campus (pesquisa de paisagens, temas geradores, meios de expressão e técnicas como o stencil, "bombardeio de fios", etc.) e, por fim, o registro visual e audiovisual destas intervenções. As oficinas "Sombras da fauna e da flora", "Nossos bancos de descanso, nossas identidades" e "O meio ambiente em foco", foram realizadas junto aos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Comércio – Modalidade Proeja. Também foi realizada uma oficina de intervenção artística junto aos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, de forma a estabelecer interrelações com a disciplina de Cooperativismo e Associativismo, ministrada pela professora Carlisa Smoktunowicz Toebe (participante do projeto Sertanearte). Atualmente está sendo realizada a oficina "Conferindo identidades ao Setor de Cultura, Arte e Educomunicação do IFRS – Campus Sertão", junto aos bolsistas e voluntários que participam de projetos de ensino e extensão que irão funcionar nesse novo setor. Em todas as oficinas os estudantes tiveram a oportunidade de adquirir as ferramentas teórico/práticas necessárias para a realização de intervenções artísticas que possibilitaram mudanças nas paisagens da instituição, vindo a conferir novos usos, funções e vida às mesmas. Algumas intervenções causaram estranhamentos, questionamentos e outras vieram a contribuir simplesmente para o embelezamento do campus. Todas as intervenções contribuíram para que os participantes se apropriassem sob o ponto de vista social e político das paisagens existentes no campus, vindo a promover uma maior aproximação entre arte e vida, arte e público.