Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Pensar colaborativo por meio de Olimpíadas de Filosofia
Gabriel Fernandes Mafioletti, Vicente Zatti, Adriano Armando Amarante

Última alteração: 13-12-2016

Resumo


O projeto Olimpíadas de Filosofia – Campus Canoas nasceu em 2014 como projeto de extensão, assim também sendo em 2015, e ao atingir principalmente os alunos do IFRS Canoas, em 2016 tornou-se projeto de ensino. A característica que perdura desde o inicio do projeto até o presente momento, é que possui o objetivo de reunir pessoas com interesse em construir conhecimento filosófico de modo colaborativo. A equipe do projeto realiza atividades pré-olímpicas relacionadas ao tema principal da Olimpíada de Filosofia que em 2016 na IX Olimpíada de Filosofia do RS é: “Que ações transformam o mundo? Como nos relacionamos com ele e com nós mesmos”. Através dessas atividades pré-olímpicas a equipe tem o objetivo de desenvolver e aprofundar entre os participantes o espírito crítico, o debate, o pensamento criativo, lógico e argumentativo. Tais atividades seguem o contexto e os limites oferecidos pelo tema proposto com a perspectiva de ampliar as habilidades no que concerne a ler e interpretar textos filosóficos, defender seu ponto de vista e saber lidar com pensamentos diferentes ampliando seu conhecimento de modo colaborativo. No primeiro encontro, e como abertura das atividades pré-olímpicas, o palestrante convidado, Dr. Sérgio Sardi, da PUCRS, abordou a temática “A vivência no gênese do filosofar”, e levou o público a refletir sobre questões cotidianas de um modo filosófico e racional. Na segunda atividade, “Escola sem partido?”, por meio da leitura do texto do projeto de lei “Escola sem partido” e de análise de trechos que eram de interesse dos presentes, houveram reflexões e análises coletivas a respeito de partes do texto sobre aspectos filosóficos implicados no projeto de lei, e não somente sobre aspectos jurídicos. Assim todos os envolvidos, expondo seus pontos de vista e os vendo serem contestados, refletiram sobre suas opiniões e ampliaram seus conhecimentos por meio da metodologia colaborativa proporcionada pelo projeto Olimpíadas de Filosofia. Desse modo, conclui-se que, por meio do debate e da construção e exposição de ideias, os alunos acabaram efetivamente desenvolvendo suas habilidades pertinentes aos estudos das humanidades de uma forma que estimulou seus interesses nas disciplinas associadas levando em conta a repercussão e o interesse dos alunos em formar a equipe para participação nas IX Olimpíadas de Filosofia do RS.

Palavras-chave


Olimpíadas de filosofia; Ensino de filosofia; Metodologia colaborativa de ensino

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