Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Os docentes e a dificuldade no uso do moodle
Eduardo Augusto dos Reis Baldissera

Última alteração: 13-12-2016

Resumo


O AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizado) moodle ainda não é utilizado por todos os professores do IFRS – Campus Bento Gonçalves devido ao grau de dificuldade enfrentado pelos mesmos. Então, uma pesquisa foi realizada com o intuito de saber como os educadores utilizam o ambiente.  Para chegar à conclusão da pesquisa os docentes foram entrevistados com quatro perguntas simples, que são as seguintes: se já havia utilizado o moodle, se sim, em quantas disciplinas, quais eram as dificuldades enfrentas (se havia) e se havia, quais eram as dúvidas que ainda restavam (se havia). Os resultados foram variados. A grande maioria já acessou, outros nem sabem o que é o moodle, alguns tem disciplinas, outros não. Aqueles que utilizam o moodle em suas disciplinas frequentemente tem um conhecimento mais avançado. Outros, tem aqueles que ficam com dúvidas simples, já outros tem questionamentos peculiares. Quem pouco utiliza o ambiente, vai explorando o mesmo para sanar as suas dúvidas e dificuldade e logo conseguem realizar os seus objetivos no ambiente. Ainda, há alguns que não se sentem confiantes em explorar o AVEA sem o conhecer, ou realmente não conseguem fazer o uso do ambiente, então recorrem ao atendimento dos bolsistas que se encontram no LADS (Laboratório de Aprendizagem e Desenvolvimento de Software) que de alguma forma tentam resolver os problemas que chegam até eles. Os professores que ainda não utilizam o moodle são orientados a experimentar o ambiente, para que facilite para os docentes e discentes na hora de realizar as tarefas de aula.

 


Palavras-chave


Professores; Moodle; Dúvidas; Dificuldades

Texto completo: PDF