Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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O PET e a educação matemática no IFRS-BG
Cristina Engelmann, Fernanda Zorzi

Última alteração: 03-11-2016

Resumo


As ações propostas pelo Grupo PET Matemática do IFRS-BG têm como principal objetivo ampliar o conhecimento de matemática e da Educação Matemática praticados nos cursos da Instituição através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão propostos por seus bolsistas, acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Os programas, projetos e cursos desenvolvidos visam a aproximação entre teoria e prática na formação docente; a prática da pesquisa; a construção do conhecimento; o exercício do estudo individual e de grupo; a transformação de pesquisas em ações voltadas a comunidade interna e externa; e o desenvolvimento da autonomia e da cidadania. As ações planejadas e desenvolvidas em 2016 envolveram alunos do nível básico e superior e professores da rede pública. As disciplinas específicas de matemática dos cursos superiores foram atendidas através de minicursos voltados para o estudo destes conteúdos, envolvendo atividades específicas e o uso de softwares. O Curso de Álgebra oportunizou um espaço de discussão e aprendizado, propiciando um aprofundamento no estudo de Álgebra e fomentando a formação docente dos bolsistas participantes. Para a educação básica, foram realizadas oficinas de matemática para o Enem, abordando os conteúdos mais exigidos no exame, auxiliando na resolução e desenvolvimento de questões, solucionando dúvidas e propondo grupos de estudos. Ao problematizar a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica, o grupo: (1) pesquisou, elaborou e confeccionou materiais relativos aos conteúdos estudados no Ensino Médio, discutindo textos e metodologias para esse nível de ensino; (2) organizou um curso com os professores da rede municipal de ensino utilizando Tecnologias, Resolução de Problemas, História da Matemática e Jogos; (3) desenvolveu um minicurso com os alunos do Curso Normal em Nível Médio de uma instituição da cidade, problematizando a construção do conceito do número e as operações fundamentais. Outras atividades perpassaram todos os níveis de ensino, como a utilização do software GeoGebra para o ensino da Matemática, em oficinas e intervenções em sala de aula que atenderam alunos do ensino médio técnico do IFRS-BG e formação dos instrutores de informática da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves. A participação dos bolsistas nas ações desenvolvidas pelo grupo possibilita a reflexão sobre a sua própria formação no sentido de contribuir com a formação de professores na e sobre a prática. O processo de pesquisa e as ações de ensino e de extensão possibilitam a escrita de trabalhos e a participação em eventos, os quais abrem possibilidades para novas pesquisas.

Palavras-chave


Programa de Educação Tutorial; Pesquisa; Ensino; Extensão.

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