Portal de Eventos do IFRS, 3º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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O Grupo PET ­ Conexões  Gestão Ambiental: ações que contribuem para a formação  de cidadãos críticos e reflexivos mediante a vivência da educação tutorial
Silvia Vieira München, Cibele Schwanke

Última alteração: 13-12-2016

Resumo


Compreender a importância da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão nas instituições de ensino superior brasileiras transcende o mero entendimento de questões conceituais e legislativas, necessitando reflexões sobre questões político-pedagógicas, epistemológicas e paradigmáticas que fundamentam a função socioeducacional na formação de profissionais no Brasil. Nesse sentido, visando ampliar o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além da aprendizagem na formação de profissionais qualificados, mediante a materialização de ações inter-relacionadas de ensino-pesquisa-extensão, o Grupo PET-Conexões Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre tem como objetivo promover junto aos estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Tecnologia em Gestão Ambiental a ampliação e o aprofundamento dos conteúdos curriculares e vivências extracurriculares que possibilitem a formação de cidadãos com uma maior autonomia de pensamento, proporcionadas pela transversalidade entre as áreas do conhecimento científico, cultural e comportamental. Para tanto, utiliza como metodologia o desenvolvimento de ações que tenham como enfoque a educação socioambiental e uma interação de forma participativa, integrada e permanente com a comunidade acadêmica e a comunidade externa, valorizando o ensino formal e não-formal. Um exemplo disso é representado pelas atividades desenvolvidas pelo Grupo Pet-Conexões Gestão Ambiental junto à comunidade da Vila Cristal (Porto Alegre, Rio Grande do Sul), em parceria com o Programa Integrado Socioambiental (PISA), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tendo como base o desenvolvimento de uma proposta de pesquisa-ação-participante, estratégias de inserção de propostas extensionistas são realizadas desde 2014 na localidade. O objetivo principal é contribuir para a formação de cidadãos críticos, participativos e atuantes em uma comunidade em situação de vulnerabilidade socioambiental que convive cotidianamente com os problemas resultantes de remoções habitacionais e processos de reintegração de posse, além de problemas ambientais como enchentes e descarte inadequado de resíduos, entre outros. Os resultados observados através de avaliação permanente realizada pelos bolsistas e tutora demonstram a melhora da qualidade de produção acadêmica, a ativa participação em eventos científicos e a ampliação de competências e habilidades relacionadas a sua área de formação, além de um forte desenvolvimento de uma postura autônoma, crítica e cidadã. Dessa forma, considera-se que a educação tutorial, torna possível aos estudantes dos cursos mencionados aliar teoria e prática, onde o conhecimento acadêmico é socializado e sintetizado com o conhecimento popular confrontado com a realidade local, contribuindo na construção de uma cultura de respeito à vida e engajada na preservação dos recursos naturais.


Palavras-chave


Educação  Ambiental; Gestão  Ambiental;  Socioambiental; Indissociabilidade

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