Portal de Eventos do IFRS, 1º Seminário Diversidades - Saindo das Caixas - NEPEGS/IFRS-POA

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A gestão do espaço escolar para a inclusão de alunos transgêros
Karla dos Santos Guterres Alves

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO: Este trabalho é fruto de uma reflexão sobre a implementação do curso Pré-vestibular TransENEM no Campus Porto Alegre do IFRS. O curso, de cunho popular, é preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio e é dedicado especificamente ao público transgênero (transexuais, travestis e pessoas não-binárias). OBJETIVOS: O estudo teve como objetivo a reflexão sobre o olhar do gestor escolar para as necessidades e especificidades dos alunos transgêneros no espaço da escola. METODOLOGIA: Por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, caracterizada como pesquisa participante, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Que aspectos devem ser considerados pelos gestores de instituições de ensino para a realização do processo de inclusão de alunos transgêneros no espaço escolar? A coleta de dados foi realizada através da observação dos envolvidos na implementação do curso Pré-vestibular TransENEM em reuniões. Os dados foram organizados em duas categorias: i) Necessidades estruturais; ii) Necessidades humanas. RESULTADOS: Ao analisar os dados coletados, verificou-se as seguintes demandas: Quanto as necessidades institucionais, identificou-se a importância da disponibilização de um banheiro unissex, com porta única, a fim de evitar o assédio neste tipo de ambiente. Confecção de crachás de acesso a instituição com nome social, respeitando a legislação e a identidade do aluno e sua aceitação pela comunidade escolar. Em relação as necessidades humanas, percebeu-se a importância do treinamento dos funcionários terceirizados (porteiros, profissionais de limpeza, seguranças e atendentes) sobre o processo de inclusão de alunos transgêneros no cotidiano escolar e o tratamento respeitoso aos alunos transgêneros. Além disso, houve ainda a necessidade de formação docente a respeito de gênero e sexualidade (conceitos, cotidiano escolar, violência, transfobia e homofobia), destacando-se a importância do projeto como ação social inclusiva. Outra ação importante foi a realização de uma aula inaugural com os alunos do projeto, proporcionando acolhida aos participantes do TransENEM. CONCLUSÕES: Os alunos transgêneros, na maioria das vezes, abandona a escola por não se sentir aceito neste espaço social. O processo de inclusão envolve a mudança na cultura escolar. Ações simples podem tornar o ambiente físico mais acolhedor e as relações sociais mais humanas e empáticas. Cabe ao gestor a proposição de políticas institucionais inclusivas, capazes de tornar a escola realmente um espaço para todos e todas.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Transgênero; Espaço Escolar.