Portal de Eventos do IFRS, 1º Seminário Diversidades - Saindo das Caixas - NEPEGS/IFRS-POA

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Dialogando Sobre Feminismo em Escolas do Vale do Caí
Paola Mariana Sória, Aryeli de Oliveira da Costa Ortiz, Vitória Carolina Galvão, Michele Mendonça Rodrigues, Lílian Escandiel Crizel, Camila de Azevedo Moura

Última alteração: 23-10-2017

Resumo


A escola reflete as ideologias dominantes de uma sociedade, dentre elas percebemos o machismo refletido nos seus aspectos mais diversos, tanto nos modos de dizer, nos modos de agir, quanto nos vários tipos de preconceitos. Entretanto, o espaço escolar pode ser utilizado para a desconstrução dessas ideias que se perpetuam a tanto tempo, como é o caso do patriarcado. Dessa forma, o projeto de extensão “A nossa Voz: Precisamos falar sobre feminismo”, do IFRS Campus feliz, foi pensado com o intuito de oportunizar espaços de diálogo e construção coletiva de conhecimento, mobilização e conscientização sobre equidade de gênero, diversidade e direitos humanos sob o viés dos estudos feministas em escolas da região do Vale do Caí através do protagonismo juvenil, estudantil e feminino. A necessidade de proporcionar diálogos reflexivos sobre esses temas na escola vem da busca pela valorização da mulher, pelo respeito às diferenças, tendo em vista o alto índice de violência relacionada ao gênero, pela desconstrução de estereótipos sexistas e, ainda, devido ao fato de que é possível propiciar transformações dessa realidade, especialmente na escola, onde ocorre a formação do sujeito, por meio da propagação de uma cultura de combate ao machismo. O projeto se materializa a partir de oficinas com estudantes de quinto e nono ano do ensino fundamental, adaptadas para cada faixa de desenvolvimento, estruturadas e conduzidas pelas bolsistas com o apoio das servidoras colaboradoras do projeto. Para isso, as estudantes e equipe do projeto utilizaram cinco meses para a elaboração das oficinas, concomitantemente com o aprofundamento teórico e a capacitação para a condução do trabalho em sala de aula com o público alvo. A experiência que tivemos até então nos mostrou algumas dificuldades ao abordar a temática feminista, o que constatamos que se deu em virtude de estarmos inseridas em um local de costumes conservadores, onde há resistência e falta de percepção sobre as problemáticas abordadas. Apesar disso, os diálogos têm trazido resultados que são visíveis através do retorno dos alunos e das alunas, além de estar sendo uma forma de fomentar uma educação para as diversidades.


Palavras-chave


Feminismo; Gênero; Protagonismo Juvenil.