" "

Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos do IFRS?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

O resumo expandido deverá ser enviado em formato DOC ou ODT de acordo com as normas abaixo:

 

  1. A composição dos textos, obrigatoriamente, deverá obedecer as seguintes orientações:

  • Tamanho máximo do arquivo: 10 MB

  • Tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm)

  • Tipo de letra para o texto: Times New Roman 12

  • Tipo de letra para cabeçalho e nota de rodapé: Times New Roman 9

  • Espaço entre linhas: 1,5 (com exceção do Resumo que deve ter espaçamento simples)

  • Parágrafo: 1,0 cm

  • Margens: superior e esquerda = 3,0 cm; inferior e direita = 2,0 cm

  • Número de páginas: de 2 a 4

 

O Texto deverá contemplar os seguintes itens: título; nome dos autores; resumo; palavras-chave; introdução; material e métodos ou metodologia; resultados e discussão; conclusões; agradecimentos (opcional); referências, deixando 2 espaços (2 vezes ENTER) após o item anterior e 1 espaço (1 vez ENTER) para iniciar o texto, na ordem a seguir:

 

TÍTULO

Centralizado, destacado em letra maiúscula e em negrito; deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho, contendo até 120 caracteres (incluindo os espaços).

 

 

AUTORES

Deve aparecer abaixo do título, deixando 1 espaço (1 vez ENTER) após o mesmo, centralizado, com os sobrenomes por extenso seguidos das iniciais dos prenomes e com os respectivos números-índice que, em nota de rodapé irão identificar os autores da seguinte maneira.

Qualificação profissional, ocupação, local de trabalho, endereço e email, conforme exemplo a seguir:

FULANO, G. T.1; CICLANO, A. S.2

Eng.º Agrônomo, Prof. Doutor, IFRS Campus Bento Gonçalves, Av. Osvaldo Aranha, 540, CEP 95.700-206, Bento Gonçalves, RS. Fone (54) 3455-3200, [email protected]

2Estudante, Curso Tecnologia em Viticultura e Enologia, IFRS Campus Bento Gonçalves, Av. Osvaldo Aranha, 540, CEP 95.700-206, Bento Gonçalves, RS, [email protected]

 

RESUMO

O texto deve iniciar na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância, os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 linhas. O resumo não deve conter referências. Abaixo devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (de 3 a 5, procurando-se não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas.

 

INTRODUÇÃO

Devem ser evitadas divagações. Devem ser utilizadas referências apropriadas para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

 

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA

Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização dos procedimentos adotados deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ilustrações, gráficos e tabelas devem respeitar as margens e devem ser citados na posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos. As tabelas devem ter parágrafos com espaço simples. Evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com os apresentados em literatura especializada.

 

CONCLUSÕES

Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados, buscando confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

 

AGRADECIMENTOS

Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.

 

REFERÊNCIAS

Devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética, priorizando, sempre que possível, referenciar o trabalho com publicações de periódicos. As referências no texto devem também ser seguidas do ano: Souza e Silva (1999), ou ainda (SOUZA; SILVA, 1999); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações) isso será identificado com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: Souza e Silva (1999a). Quando houver mais de três autores no texto, será citado apenas o primeiro autor seguido de et al., mas na listagem das referênciais os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Silva (1999) citado por Pessoa (2002).

Seguem-se abaixo alguns exemplos:

 

Revistas/Periódicos:

ANDRADE JÚNIOR, A. S.; RODRIGUES, B. H. N.; ATHAYDE SOBRINHO, C. Produtividade e qualidade de frutos de melancia em função de diferentes níveis de irrigação. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 15, n. 1, p. 43-46, 1997.

 

VIEIRA, C. L.; LOPES, M. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

 

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.html>. Acesso em: 28 nov. 1998.

 

Livros:

BERNARDO, S. Manual de Irrigação. 6.ed. Viçosa: UFV, Imprensa Universitária, 2002. 656p.

 

Capítulos de livros ou obras semelhantes:

FERREIRA, P. A.; MARTINEZ, M. A. Movimento e modelagem de sais no solo. In: GHEYI, H. R.; QUEIROZ, J. E.; MEDEIROS, J. F. de (Ed.). Manejo e controle da salinidade na agricultura irrigada. Campina Grande: UFPB, 1997. p. 171-206.

 

Anais de Congressos, Simpósios, Encontros Científicos ou Técnicos:

COELHO, E. F.; SANTOS, M. R.; COELHO FILHO, M. A. Distribuição de raízes do mamoeiro sob três freqüências de irrigação por gotejamento. In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 13, Juazeiro. Anais… Viçosa: ABID, 2003. (CD-ROM).

 

SILVA, R. N., OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPe, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos… Recife: UFPe, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.html>. Acesso em: 21 jan. 1997.

 

Monografias, Dissertações, Teses:

SOUSA, V.F. de. Freqüência de aplicação de N e K via irrigação por gotejamento no meloeiro (Cucumis melo L.), cv. Eldorado 300 em solo de textura arenosa. 1993. 131 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Faculdade de Ciências Agrárias, UNESP, Botucatu, 1993.

 

 

 

Órgãos Públicos, Instituições, Associações:

EMBRAPA. Critérios para distinção de classes de solos e de fases de unidades de mapeamento. Normas em uso pelo SNLCS. Rio de Janeiro: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 1988. 67 p. (Documentos, 11).

 

EMBRAPA. Recomendações de adubação e calagem para o Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Passo Fundo: Comissão de Fertilidade do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Sul, 1989. 128 p.

 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Levantamento de reconhecimento de solos do Estado do Rio Grande do Sul. Recife: Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária, Divisão de Pesquisa Pedológica, 1973. 431 p. (Boletim Técnico, 30).

 

EQUAÇÕES

Todas as equações que fizerem parte do texto deverão ser alinhadas com o parágrafo e numeradas, como segue:

 

y = ax + b (1)

em que,

y – velocidade, m s-1;

a – coeficiente angular…

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word (DOC) ou OpenOffice (ODT).
  3. O trabalho está formatado de acordo com as Normas de Elaboração do Trabalho
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves
Avenida Osvaldo Aranha, 540, Juventude da Enologia, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-206
https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/secbg/ Telefone: (54) 3455-3209 / 3455-3217